Cruzeiro tira invencibilidade do Coritiba e vira líder

O Cruzeiro reassumiu a liderança do Brasileirão na noite deste sábado, ao vencer o Coritiba por 1 a 0, em partida válida pela 11ª rodada. A equipe mineira fez valer o seu bom desempenho jogando em casa neste ano, somando a 13ª vitória consecutiva como mandante, desde a reabertura do Mineirão, e ainda derrubou o último invicto do campeonato.

Com a vitória, o Cruzeiro tem agora 21 pontos e ultrapassa o Botafogo, que segue com 20, mas ainda joga neste domingo, diante do Vasco no Maracanã, e pode reassumir a primeira posição. O time mineiro também passou o próprio Coritiba, que teve sua primeira derrota no Brasileirão e caiu para o terceiro lugar, ainda com os mesmos 20 pontos.

Mostrando sua força em casa, o Cruzeiro abriu o placar logo aos 12 minutos de jogo. Vinícius Goulart lançou Mayke, que foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Luan se antecipar ao zagueiro, dentro da pequena área, e marcar o gol.

Mesmo sem cinco titulares, entre eles o principal jogador do time, o contundido meia Alex, o Coritiba não se intimidou e foi atrás do empate, deixando o jogo aberto. Aos 31 minutos, Diogo chutou forte de dentro da área cruzeirense, mas Fábio fez boa defesa.

O Cruzeiro passou a aproveitar os espaços deixados pelo Coritiba para continuar criando oportunidades de gol. Assim, Éverton Ribeiro recebeu a bola dentro da área, aos 35 minutos, cortou o zagueiro com um belo drible, mas Vanderlei fez boa defesa com os pés.

Os donos da casa voltaram do intervalo decididos a confirmar a vitória. Antes dos 15 minutos da etapa complementar, chegaram três vezes com perigo à meta do Coritiba. Vinícius Araújo perdeu a principal chance de gol: o atacante recebeu passe de Ricardo Goulart e desceu sozinho contra Vanderlei, que cresceu na frente do opositor e impediu o segundo gol cruzeirense.

A resposta do Coritiba veio em seguida. Aos 16 minutos, Keirrison aproveitou cruzamento da esquerda e acertou a trave de Fábio. Para conter o adversário, o técnico Marcelo Oliveira fez duas substituições no Cruzeiro, colocando Borges no lugar Vinícius Araújo e Tinga na vaga do meia Ricardo Goulart.

Faltando sete minutos para o fim do jogo, um momento de grande emoção no Mineirão. O atacante Keirrison, que entrou ainda no primeiro tempo, para substituir Bill no time paranaense, saiu de campo chorando, com dores no mesmo joelho em que rompeu duas vezes o ligamento, e foi consolado pelos colegas. Sem Alex, o Coritiba não conseguiu criar reais oportunidades de gol e o jogo ficou mesmo no 1 a 0 para o Cruzeiro.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO 1 X 0 CORITIBA

CRUZEIRO – Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton (Leandro Guerreiro), Souza, Ricardo Goulart (Tinga) e Everton Ribeiro; Luan e Vinícius Araújo (Borges). Técnico: Marcelo Oliveira.

CORITIBA – Vanderlei; Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo; Willian Farias, Gil, Bottinelli (Arthur), Robinho e Lincoln; Bill (Keirrison e, depois, Everton Costa). Técnico – Marquinhos Santos.

GOL – Luan, aos 12 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Francisco Carlos do Nascimento.

CARTÕES AMARELOS – Éverton Ribeiro, Tinga e Mayke (Cruzeiro); Willian Farias, Bottinelli e Arthur (Coritiba).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Voltar ao topo