Nadadoras de 16 anos quebram dois recordes no Mundial

O sétimo dia da natação no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Barcelona, registrou a quebra de dois recordes mundiais. A norte-americana Katie Ledecky, um dos nomes desta edição do campeonato, registrou uma nova marca ao conquistar a medalha de ouro nos 800 metros livre, enquanto a lituana Ruta Meilutyte estabeleceu o novo recorde dos 100 metros peito, ainda nas semifinais.

Ledecky venceu a prova dos 800 metros com o tempo de 8min13s86, superando o recorde da britânica Rebeca Adlington, registrado nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, com 8min14s10. O pódio da prova foi completado pela dinamarquesa Lotte Friis, em segundo lugar, e o pelo neozelandesa Lauren Boyle, a terceira colocada.

Assim, a norte-americana, de 16 anos, estabeleceu a marca mais rápida da prova e ainda conquistou a sua quarta medalha de ouro – as outras foram nos 400 metros livre, nos 1.500 metros livre, em que também bateu o recorde mundial, e no revezamento 4×200 metros livre.

Meilutyte, também de 16 anos, registrou o recorde mundial dos 50 metros peito nas semifinais com o tempo de 29s48. Assim, ela superou a marca que havia sido estabelecida nas eliminatórias, também neste sábado, pela russa Yuliya Efimova, com 29s78. As duas voltam a se enfrentar neste domingo, na final.

Com isso, Meylutite soma dois recordes mundiais obtidos em Barcelona – ela registrou uma nova marca nos 100 metros peito nas semifinais, antes de faturar a medalha de ouro.

Em um Mundial que até agora só registra recordes de nadadores mulheres, a outra responsável por uma nova marca foi a dinamarquesa Rikke Moller Pedersen bateu o recorde dos 200 metros peito nas semifinais, mas ficou apenas com a prata, superada por Efimova.

Voltar ao topo