Sem o craque Alex, Coritiba encara o Cruzeiro no Mineirão

O Coritiba visita o Cruzeiro às 18h30, no Mineirão, de olho na liderança do Campeonato Brasileiro. O desafio não será dos mais fáceis. Pela primeira vez na competição, o Alviverde não conta com o poder de definição de Alex. Na ausência do camisa 10, o técnico Marquinhos Santos armou a equipe com uma postura mais cautelosa, com a entrada de Gil e Lincoln assumindo, ao lado de Robinho, a responsabilidade pela armação das jogadas.

No duelo entre o vice-líder, e única equipe invicta, e o 4.º colocado, que detém 100% de aproveitamento em casa, Coritiba e Cruzeiro fazem hoje à noite o jogo mais esperado da 11.ª rodada. Com características bastante semelhantes, a promessa é de uma partida franca, e que pode ser decidida nos detalhes. Sabendo disso, Marquinhos Santos não confirmou o time – inclusive fechou o treinamento de ontem à tarde, no CT do Atlético-MG.

O motivo é que Marcelo Oliveira, treinador do Coritiba até metade do ano passado, é o comandante da Raposa, e profundo conhecedor do elenco alviverde. Será o primeiro duelo entre criador e criatura. “Não tem segredo, é mais para gerar no Marcelo alguma interrogação, sabendo que ele conhece muito bem nossos jogadores. Vamos tomar os devidos cuidados contra o Cruzeiro, mas nossa postura é a mesma. Temos mantido um padrão de jogo, tanto dentro quanto fora de casa. O pensamento é nos mantermos entre os primeiros”, disse.

Lincoln cumprirá o papel exercido por Alex no time. Pela bola apresentada quarta-feira passada, contra a Ponte Preta, o jogador praticamente se escalou no time titular de hoje. Contestado pela torcida, ao invés de lamentar, ou até mesmo forçar sua saída, uma vez que recebeu propostas para isso, Lincoln optou por se dedicar nos treinamentos e ainda colaborar com a mudança de mentalidade do elenco. Contra a Macaca, conduziu a equipe à vitória e marcou dois na goleada por 5 x 3. “Em momento algum fiquei cabisbaixo por não jogar, pelo contrário. Treino para caramba. O Cruzeiro joga em casa com sua torcida, e vai vir para cima. Mas vamos tentar complicá-los”, garante o jogador.