Brasil humilha Colômbia e vence a 3ª no basquete

A seleção brasileira feminina de basquete fez o que quis com a Colômbia, nesta sexta-feira, no seu terceiro compromisso pelo Sul-Americano da categoria. Depois de vencer o primeiro quarto por impressionantes 21 a 0, e fechar o primeiro tempo com 49 a 5 no placar, o time de Luiz Zanon se permitiu relaxar na segunda metade da partida, vencendo por 90 a 35.

A vitória é a terceira do Brasil no Sul-Americano de Mendoza (Argentina) e assegurou a equipe no primeiro lugar do Grupo A da competição, deixando para trás também Chile (80 x 63, na quarta) e Peru (116 a 37, na quinta). A semifinal será sábado, contra quem perder de Argentina x Venezuela, que jogam logo mais.

Mais uma vez Zanon deu minutos a quase todo o time brasileiro. Exceção a Clarissa, que novamente não jogou, e Carina, que atuou por 11 minutos, todas as outras ficaram em quadra num mínimo de 14 e um máximo de 24 minutos. A cestinha foi a ala Patrícia, com 17 pontos, seguida de Damiris (11). A pivô liderou em rebotes: nove.

O resultado também classificou matematicamente o Brasil à Copa América Feminina de Basquete, que será disputada em Xalapa (México), em setembro, e vai classificar três equipes para o Mundial da Turquia, em 2014. Os EUA, atuais campeões, já estão garantidos nesta competição, facilitando o caminho brasileiro no México.

Para a Copa América, Zanon deve ganhar os reforços de Iziane e Érika, as duas principais jogadoras brasileiras, que estão na WNBA e por isso não jogam o Sul-Americano. O torneio é o primeiro do novo técnico sob o comando da seleção.