Fifa suspende investigações sobre Chuck Blazer

A Fifa anunciou nesta sexta-feira que suspendeu provisoriamente as investigações sobre o ex-membro do seu comitê executivo Chuck Blazer. De acordo com comunicado divulgado no site oficial da entidade, o chefe da investigação, Robert Torres, tomou a decisão e o norte-americano não será mais investigado pelo menos até o final deste ano.

“Torres tomou a decisão depois de receber a confirmação escrita de que Blazer não estará envolvido em atividades relacionadas ao futebol até pelo menos 31 de dezembro de 2013, e depois de levar em consideração as circunstâncias que tornaram aconselhável suspender as investigações provisoriamente”, dizia o comunicado.

O dirigente de 68 anos é acusado de má gestão financeira como secretário-geral da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e do Caribe) e de ter desviado pelo menos US$ 21 milhões. Em maio deste ano, ele foi banido provisoriamente e impedido de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol.

Blazer foi o delator de um escândalo de corrupção envolvendo Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, que renunciou em junho de 2011 na sequência da revelação de que ele e Mohamed bin Hammmam, então presidente da Confederação Asiática de Futebol, tentaram subornar dirigentes caribenhos com o pagamento de US$ 40 mil em troca do voto no catariano na eleição presidencial da Fifa.

Voltar ao topo