Cielo avança à final dos 50m livre com o 3º tempo

Cesar Cielo está na final dos 50m livre do Mundial de Desportos Aquáticos de Barcelona. Nesta sexta-feira, o brasileiro foi o terceiro mais rápido da semifinal, com o tempo de 21s60, empatado com o norte-americano Nathan Adrian, e se classificou para buscar o tricampeonato na tarde de sábado.

O recordista mundial dos 50m livre participou da primeira série semifinal, absolutamente forte, em que sete dos oito nadadores que competiram conseguiram tempo na casa de 21 segundos. Marcelo Chierighini, por exemplo, fez 21s84, melhor tempo da sua carreira, mas terminou apenas como quinto.

O jovem brasileiro de 22 anos acabou no 10º lugar geral, fora da final. Para se classificar, precisaria ser 0s10 mais rápido. Mesmo com ar de decepcionado, Chierighini disse estar satisfeito. “Fiz meus melhores tempos, agora é focar no revezamento. Fiz meu melhor tempo, estou contente com isso, mas a gente sempre quer um pouco mais. É meu primeiro Mundial, peguei bastante experiência. Agora é esperar o próximo”, comentou ele, à SporTV.

Cielo está classificado para a sua quarta final de Campeonato Mundial. Na sua estreia, em Melbourne/2007, quando tinha apenas 20 anos, conquistou o sexto lugar. Dos 16 semifinalistas daquele ano, só três continuaram entre os melhores em Barcelona, seis anos depois: o próprio brasileiro, o sul-africano Ronald Schoeman e o francês Frederick Bousquets.

Outro francês, o campeão olímpico Florent Manaudou, porém, promete dificultar o tri de Cielo. Nesta sexta, ele venceu a segunda série semifinal com 21s37, segundo melhor tempo da história dos 50m livre e 0s10 abaixo da marca que ele tinha como melhor da temporada. O norte-americano Anthony Ervin, com 21s42, foi o segundo da semifinal.

“(A semifinal) foi bem forte. Comparando com a Olimpíada foi bem mais forte. Amanhã (sábado) tem que tirar um tempo melhor. Agora é olhar as análises e ver o que faltou. Tentar nadar o melhor da minha vida (sem trajes tecnológicos), que é 21s38, ou menos. Vamos ver o que acontece”, disse Cielo.