Dilma promete a atletas que ajudará esporte paralímpico

Ao receber atletas paraolímpicos no Palácio do Planalto, a presidente da República, Dilma Rousseff, disse, no final da manhã desta sexta-feira, que o Brasil está “empenhado” em desenvolver o esporte paraolímpico no País.

“O Brasil está empenhado em desenvolver o esporte paraolímpico e faz isso com a convicção de que o esporte paraolímpico representa um caminho de superação”, discursou Dilma no Palácio do Planalto, ao receber atletas que competiram no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon, realizado no mês passado. O Brasil colecionou pódios e ficou em terceiro lugar no quadro de medalhas da competição.

“São 40 medalhas e um terceiro lugar que nos honra muito. Honra o nosso País e mostra que o ser humano tem uma imensa capacidade de superação. É necessário que haja cooperação na família, que as diferentes confederações tenham um papel, é necessário o papel do governo, mas nada disso funciona se não tiver essa garra que a gente vê em cada um de vocês”, afirmou Dilma. “Cada brasileiro olha pra vocês com carinho, admiração, respeito. Vocês demonstram que existem valores que nós devemos cultuar e cultivar. Esses valores são os do empenho, da determinação, do trabalho árduo, da alegria de vencer”, completou, dirigindo-se aos atletas.

Dilma aproveitou o discurso para destacar a parceria do governo federal com o governo de São Paulo para a construção de um centro de treinamento paraolímpico, que terá estrutura de treino para 15 modalidades. A previsão é a de que o centro fique pronto em 2014.

ALDO REBELO – O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também elogiou nesta sexta a participação do Brasil no Mundial de Atletismo Paralímpico. “Gostaria de agradecer aos atletas paraolímpicos do Brasil, porque eles não cansam de nos surpreender”, afirmou Aldo, durante o mesmo evento no qual Dilma discursou.

Rebelo disse que a meta do Brasil era alcançar o quinto lugar na competição. “O que eu extraio como lição desse episódio é dizer que o que vocês conquistaram é muito mais do que medalhas, elas são muito importantes para o Brasil, pelos jovens, pelas crianças e pelo nosso povo se verem representados por gente tão capacitada”, completou.

O evento desta sexta no Palácio do Planalto também serviu para o governo fizesse o anúncio dos primeiros 44 nomes de esportistas que serão beneficiados com o programa Bolsa Atleta.

Na solenidade, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, fez um agradecimento ao governo federal pelo apoio dado. Ele citou o anúncio das bolsas para os 44 atletas e o centro de treinamento paraolímpico que será construído em São Paulo. O dirigente agradeceu a presidente com um “grande abraço” dado por atletas paralímpicos.

Voltar ao topo