Brasil segue em 4.º lugar no ranking feminino da Fifa

A Fifa divulgou nesta sexta-feira uma nova atualização do ranking feminino da entidade, que trouxe o Brasil estacionado na quarta posição, mesmo posto da edição anterior da listagem, publicada em junho.

Assim como as brasileiras, a Alemanha também não conseguiu subir de posição e se manteve na vice-liderança, embora tenha conquistado no mês passado o título da Eurocopa feminina, na Suécia. Curiosamente, a Fifa explicou que o país até perdeu pontos em relação a junho, tendo em vista as vitórias bastante apertadas obtidas na competição continental – o organismo mundial também leva em conta o placar das partidas para definir o sistema de classificação do seu ranking feminino.

A Alemanha também acabou prejudicada no ranking por causa da derrota diante da Noruega e o empate com a Holanda na fase de grupos da Eurocopa, sendo que o título veio com uma vitória por 1 a 0 sobre as norueguesas na decisão.

A liderança do ranking continua nas mãos dos Estados Unidos, enquanto o terceiro lugar segue sendo ocupado pelo Japão, que está apenas 30 pontos na frente do Brasil.

A principal novidade desta atualização da listagem foi a saída da Inglaterra do Top 10. O país caiu do sétimo para o 11.º lugar, enquanto o Canadá subiu uma posição e passou a ocupar o sétimo posto. A Austrália, por sua vez, galgou duas colocações e está em oitavo, rigorosamente empatada com a Coreia do Norte, ambas com 1.956 pontos. Já a Noruega, vice-campeã europeia, subiu um posto e fecha o Top 10.

A próxima atualização do ranking feminino da Fifa será realizada apenas em dezembro. Confira como ficou a pontuação das dez mais bem colocadas da listagem publicada nesta sexta pela entidade:

1.º Estados Unidos, 2229 pontos

2.º Alemanha, 2.152

3.º Japão, 2.072

4.º Brasil, 2.042

5.º Suécia, 2.028

6.º França, 2.020

7.º Canadá, 1.982

8.º Austrália, 1956

8.º Coreia do Norte, 1956

10.º Noruega, 1.953

Voltar ao topo