Palmeiras defende a liderança da Série B no Pacaembu

O Palmeiras já subiu vários degraus nas 11 rodadas iniciais da Série B. Nos primeiros jogos, teve de superar a angústia causada pela queda no ano passado. Em seguida, aceitou a realidade e adaptou o elenco. Depois, mostrou força para assumir a liderança. Nesta sexta-feira, diante do Bragantino, às 19h30, no Pacaembu, o time pretende acumular gordura, como diz a gíria do futebol. De maneira discreta, começa a consolidar a primeira posição e a planejar um retorno à elite sem atropelos.

Já são seis jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e um empate. A liderança ainda é apertada (soma dois pontos de vantagem sobre a Chapecoense), mas a distância para o último time que conseguiria o acesso se a Série B terminasse hoje é de confortáveis seis pontos. O Palmeiras também tem o melhor ataque (24 gols) e a melhor defesa (sete gols sofridos) da competição.

Com exceção do empate com o Guaratinguetá por 1 a 1, na semana passada, o time vem jogando bem. Na última partida, teve dificuldades até fazer 1 a 0 sobre o Icasa, terça-feira, no Pacaembu, mas resolveu o jogo com as opções do banco de reservas. Leia-se Valdivia, que, poupado, entrou apenas no segundo tempo e comandou a goleada por 4 a 0.

As boas atuações do meia chileno indicam o céu de brigadeiro no qual o time voa. O técnico Gilson Kleina está conseguindo fazer Valdivia render o máximo com uma estratégia simples: escalando-o de acordo com a sua condição física. Nem mais, nem menos. Nesta sexta-feira, ele deve ser novamente titular, depois do descanso no primeiro tempo contra o Icasa.

No segundo tempo do jogo contra o Bragantino, de acordo com suas condições físicas, Valdivia deverá dar lugar ao meia paraguaio Mendieta, que começa a se destacar como uma reserva de luxo do Palmeiras. “Já joguei quatro partidas e estou mais acostumado ao futebol brasileiro”, disse o jogador recém-contratado, disposto a brigar pela vaga de titular.

Gilson Kleina tem uma dúvida interessante no ataque. Recém-chegado, Alan Kardec já conseguiu uma boa condição física e mostrou faro de artilheiro ao entrar no segundo tempo da vitória sobre o Icasa e marcar dois gols. Agora, pode aparecer como titular. “A qualidade do Alan Kardec é inegável. Acredito que logo vai começar como titular”, declarou o treinador.

A preocupação de Gilson Kleina está no gol. Fernando Prass torceu o tornozelo direito no treino de quinta-feira e não tem escalação confirmada. A contusão aconteceu no início da atividade, quando ele se chocou com o reserva Raphael Alemão. Se for vetado, Bruno reaparece no time – a última partida na qual atuou foi contra o América-RN, em 11 de junho, ainda antes da Copa das Confederações.

Voltar ao topo