Time do Atlético é carrasco jogando fora de Curitiba

O Atlético é, até agora, o visitante mais indesejado da edição de 2013 do Campeonato Brasileiro. A vitória por 2 x 1 sobre o Atlético-MG, anteontem, na Arena Independência, além de quebrar a invencibilidade do Galo, provou o bom desempenho do Furacão nos jogos realizados longe de Curitiba. O Furacão é dono da melhor campanha como oponente. Na contramão desse bom retrospecto, o time atleticano tem um dos piores aproveitamentos dentro de casa. É o 16.º como mandante. Se não fosse isso, estaria brigando por vaga no G4.

Como mandante, o Atlético é, ao lado do Flamengo, o único que até agora que ainda não venceu dentro de casa. O Furacão, nas quatro partidas realizadas como anfitrião, conquistou quatro empates. Pior: contra Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Corinthians, o Rubro-Negro largou em vantagem, mas não conseguiu segurar o resultado. Por isso, ficou por algumas rodadas afundado na zona de rebaixamento do Brasileirão.

Nas duas primeiras partidas em casa contra Cruzeiro, na Vila Olímpica, e Flamengo, na Arena Joinville, o Atlético abriu 2 x 0 de vantagem, mas cedeu o empate por 2 x 2 nos dois compromissos. Se tivesse segurado a vantagem, e vencido a Raposa e rubro-negro carioca, o Furacão teria hoje mais quatro pontos na classificação. Somaria 17, e estaria muito perto do G4. Poderia ter 19, se tivesse sustentado o 1 x 0 sobre o Corinthians.

O triunfo sobre o xará mineiro foi o terceiro do Atlético em seis partidas realizadas até agora pelo time atleticano fora de casa. Antes, o Furacão havia vencido a Ponte Preta (4 x 3) e a Portuguesa (3 x 2) também com gols marcados nos minutos finais de partida. Nos outros três jogos do Rubro-Negro como visitante, foram três resultados negativos.

Sob o comando do então técnico Ricardo Drubscky, o Atlético foi derrotado na estreia do Brasileirão para o Fluminense, no Rio de Janeiro, por 2 x 1, e para o Vitória, em Feira de Santana, por 3 x 2. O outro revés do Furacão como visitante aconteceu no clássico contra o Coritiba, no Couto Pereira. O Alviverde venceu por 1 x 0.

Agora, depois de vencer os dois compromissos recentes, contra Portuguesa e Atlético-MG, o Atlético vai tentar fazer as pazes com a vitória atuando diante da torcida rubro-negra. Nos dois próximos compromissos, contra Goiás, domingo, e Bahia, na quarta-feira, ambos na Vila Capanema, o time do técnico Vagner Mancini tem uma grande oportunidade de confirmar a sua recuperação no Brasileirão e começar a sonhar com algo a mais na Primeira Divisão.