Brasil atropela Peru e vence a 2ª no basquete feminino

O Brasil está virtualmente garantido na próxima edição da Copa América Feminina de Basquete. Nesta quinta-feira, a equipe treinada por Luiz Zanon abriu 79 pontos de vantagem sobre o Peru para vencer o seu segundo jogo no Campeonato Sul-Americano, por 116 a 37, em Mendoza (Argentina).

Agora só uma catástrofe tira o Brasil das semifinais do Sul-Americano e, consequentemente, da Copa América. Isso porque a equipe tem duas vitórias nas competição (venceu o Chile por 80 a 63 na quarta à noite) e só não termina entre as duas primeiras equipes do Grupo B se perder para a Colômbia, sexta, e as chilenas vencerem as colombianas logo mais. E mesmo nessa combinação ainda seria necessária uma improvável desvantagem brasileira na média de pontos.

Diante de uma rival com baixíssimo nível técnico, Zanon pôde dar tempo de quadra à renovada equipe brasileira nesta quinta. Assim, praticamente todas as jogadoras jogaram um mínimo de 13 e um máximo de 21 minutos e, por isso, dividiram os pontos. Só Clarissa não entrou em quadra.

Tatiane, com 17 pontos em 16 minutos, foi a cestinha da partida. Damiris (14), Patrícia (13), Carina (10), Jaqueline (16) e Franciele (14) também fizeram pelo menos 10 pontos. Fabiana (13), Fernanda (12) e Franciele (10) lideraram no número de rebotes. A marcação brasileira, que funcionou bem, só afrouxou no último quarto, quando as peruanas marcaram 17 dos seus 37 pontos.

O Sul-Americano, disputado por oito times (Bolívia e Equador não enviaram time) classifica os quatro primeiros para a Copa América. A competição continental, que será disputada em Xalapa (México), em setembro, vai classificar três equipes para o Mundial da Turquia, em 2014. Os EUA, atuais campeões, já estão garantidos nesta competição, facilitando o caminho brasileiro no México.

Para a Copa América, Zanon deve ganhar os reforços de Iziane e Érika, as duas principais jogadoras brasileiras, que estão na WNBA e por isso não jogam o Sul-Americano. O torneio é o primeiro do novo técnico sob o comando da seleção.

Voltar ao topo