Brasil prevê estreia difícil no Grand Prix em Campinas

A seleção brasileira feminina de vôlei inicia nesta sexta-feira a busca pelo seu nono título do Grand Prix em duelo contra a Polônia, em Campinas, a partir das 19 horas. Apesar do Brasil ter vencido todas as partidas que realizou neste ano, sendo campeão de torneios em Montreux e Alassio, o técnico José Roberto Guimarães prevê um duelo complicado diante de uma seleção que já trabalha pensando na Olimpíada de 2016.

“O time da Polônia está bem, já se preparando para 2016. Sabemos que elas fizeram alguns amistosos e estão crescendo. É um time alto e bom tecnicamente. Não tenho dúvidas que teremos muitas dificuldades para ganhar da Polônia na estreia do Grand Prix”, afirmou.

O Brasil também não esquece de vista os Jogos do Rio, em que vai buscar o tricampeonato olímpico. Por isso, a líbero Fabi destaca a oportunidade de atuar em solo nacional e celebrou a vantagem brasileira de sediar o Grupo A do Grand Prix, torneio que ela já venceu quatro vezes.

“Jogar em casa vai ser importante para nos familiarizarmos com a torcida e a pressão. Vamos jogar no Brasil com maior frequência para chegarmos acostumadas nos Jogos Olímpicos de 2016. Queremos começar bem no Grand Prix, mostrando que somos competitivas independentemente de quem estiver jogando”, afirmou a líbero.

Assim como Zé Roberto, Fabi prevê um jogo difícil contra a Polônia, mesmo que a seleção adversária esteja com um elenco renovado. “Conheço algumas jogadoras da Polônia. É um time novo, que foi montado para 2016. Vai ser interessante. Todos os times estão no início do ciclo olímpico, testando equipes e esperando para ver qual vai ser o resultado aqui”, disse.

A edição de 2013 do Grand Prix será disputada por 20 seleções. A primeira fase será realizada entre os dias 2 e 18 de agosto. As 20 equipes vão disputar um grupo por semana, com quatro seleções cada. As cinco melhores colocadas se classificam para a fase final, que será realizada em Sapporo, no Japão, que já tem vaga garantida, totalizando os seis participantes da etapa decisiva, marcada para o período entre 28 de agosto e 1º de setembro.

Nesta primeira semana, o Brasil vai sediar o Grupo A. Além da Polônia, a seleção dirigida por Zé Roberto enfrentará a Rússia, no sábado, e os Estados Unidos, no domingo, em Campinas.