Etiene conquista 4º lugar histórico nos 50m costas

Ainda não foi desta vez que a natação brasileira do País ganhou a sua primeira medalha em Mundiais de Esportes Aquáticos. Mas a efusiva comemoração de Etiene Medeiros ao completar no quarto lugar os 50m costas mostra quão importante foi a conquista inédita da brasileira, nesta quinta-feira, em Barcelona.

Diferente de outras provas de velocidade, os 50m costas não teve a decisão da medalha apenas na batida de mão. Etiene completou em 27s83, três décimos atrás da japonesa Aya Terakawa, que ficou com bronze. Ouro e prata foram para a China, com Jing Zhao (27s29) e Yuanhui Fu (27s39).

“Eu não estou acreditando ainda, mas estou muito feliz. Eu entrei realmente na água para ganhar a prova e isso eu estava amadurecendo há muito tempo. Estou com outra cabeça, quero estar entre as melhores em 2016. Estou no caminho certo. Estou muito feliz com o Fernando Vanzella”, disse a jovem Etiene, falando do técnico dela e da seleção brasileira.

O quarto lugar dela foi o melhor resultado da história da natação brasileira feminina em um Mundial de Natação, superando o quinto lugar de Gabriela Silva nos 100m borboleta no Mundial de Roma, em 2009. Etiene tem no currículo a medalha de prata no Mundial Júnior de 2008, em Monterrey, também nos 50m costas.

100M LIVRE – Marcelo Chierighini, que segue os passos de Cesar Cielo e treina na Universidade de Auburn (EUA), tinha expectativa de medalha nos 100m livre, até porque se classificou com o terceiro tempo para a final. Nesta quinta-feira, porém, ele não foi bem na segunda metade da prova para terminar apenas com o sexto tempo na prova nobre na natação.

O brasileiro virou os primeiros 50m metros no quarto lugar, com 22s73, mas cansou na volta, em que fez apenas 25s55, sendo o segundo pior desta parcial. Por conta disso, terminou apenas em sexto, com 48s28, a 0s40 da medalha. O melhor tempo dele no ano havia sido 48s11, no Maria Lenk.

“Ficou a sensação de ter faltado um pouquinho mais. É assim mesmo, o nível é muito alto e não dá para você bobear. Não me senti muito bem nos primeiros 50 (metros), mas não é hora de dar desculpa, é hora de voltar aos treinos”, disse um decepcionado Chierighini, ao SporTV, logo depois da prova.

O ouro ficou com o australiano James Magnussen, com 47s71, tempo 0s19 pior do que fez na seletiva do seu país. Prata e bronze foram para os EUA, com James Feigen (47s82) e Nathan Adrian (47s84). O russo Vladimir Morozov forçou muito nos primeiros 50m metros, bem abaixo da linha do recorde mundial, mas cansou e terminou apenas em quinto.

SEMIFINAL – Leonardo de Deus não conseguiu avançar à final dos 200m costas. Nesta quinta-feira, ele foi o 12º mais rápido das semifinais, com 1min57s92. De qualquer forma, foi uma melhora com relação à manhã, quanto havia feito 1min59s17. “Fico feliz. Estou no caminho para em 2016 estar no meu auge”, disse, à SporTV.