Rússia diz que cumprirá lei antigay nos Jogos de Sochi

O ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, afirmou nesta quinta-feira que o país irá fazer valer a sua nova lei que proíbe “propaganda do homossexualismo” inclusive nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que será realizado naquele país, na cidade de Sochi, em fevereiro do próximo ano.

Em uma entrevista à agência de notícias local RIA Novosti, Mutko afirmou que “um atleta de orientação sexual não tradicional não está proibido de ir a Sochi. Mas, que se sair da rota e começar a fazer propaganda, então claro que será responsabilizado”. A declaração vem logo depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) garantir que nem os atletas nem os turistas são discriminados em Sochi por sua orientação sexual.

A lei, que foi assinada pelo presidente Vladimir Putin em junho, impõe multas a quem for acusado de fazer “propaganda a favor de relações homossexuais” entre crianças, e inclusive propõe multas para que os expressem esta postura na internet.

Mutko, porém, afirmou que a lei não foi feita para castigar quem for gay ou lésbica e que os atletas só serão punidos por propaganda, uma palavra bastante ambígua no texto da lei. Os visitantes podem receber multas de até 100 mil rublos (US$ 3 mil), serem presos por 15 dias e até deportados caso sejam punidos pela suposta propaganda homossexual.

Voltar ao topo