Leonardo de Deus vai às semifinais dos 200m costas

Leonardo de Deus salvou a manhã da natação brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos, que está sendo realizado em Barcelona. Nesta quinta-feira, ele foi o único representante do País que conseguiu avançar após registrar o 15º melhor tempo, com 1min59s16, nas eliminatórias dos 200 metros costas. Leonardo de Deus, porém, reconheceu que precisa melhorar seu desempenho nesta tarde nas semifinais para obter uma vaga na final.

“Não estava tão bem no aquecimento, não me senti em cima da água, pra nadar. Tive que fazer força. Fui dormir pensando nos 150m dos 200m borboleta em que virei em quarto, fiquei pensando, mirabolando. O tempo não gostei. Mas estou na semifinal, fiz meu trabalho e tenho que nadar pro meu melhor, e se conseguir, consigo outra final na minha carreira. Tenho que melhorar pois com 1m59s1, não vou fazer nada”, disse.

Já Alessandra Marchioro foi eliminada nos 100 metros livre ao ficar apenas em 32º lugar, com 56s16. Agora, ela espera ter um desempenho melhor nos 50 metros livre. “Treinei pras duas provas, mas tive um probleminha (lesão no joelho esquerdo) e foi um pouco difícil o polimento, e aí tive que focar mais nos 50m. Não sei porque não encaixou hoje, estava calma, acertei os fundamentos, mas talvez não tenha acertado as parciais, nadar no canto é ruim, pois não temos muita noção (nadou na raia 0 da última série), mas estou tranquila”, disse.

O revezamento feminino 4×200 metros livre do Brasil também foi eliminado ao ficar em 10º lugar, com um tempo de 8min09s47. O quarteto do País foi formado por Jessica Cavalheiro (2min02s72), Manuella Lyrio (2min00s64), Larissa Oliveira (2min02s94) e Carolina Queiroz (2min03s17).

“Esperávamos muito mais, nossa expectativa era essa, porque a Manu nadou muito bem, batendo o recorde sul-americano dos 400m livre, e a Larissa abriu muito bem o revezamento 4x100m livre. Mas ficamos muito ansiosas, nervosas e fizemos uma prova alheia, não encaixou, eu não correspondi. Mas a experiência foi válida, a CBDA nos trouxe e foi bom pois aprendemos, da pior maneira, errando, mas aprendemos. Tenho certeza que nas próximas competições, nadaremos melhor, pra quebrar este recorde sul-americano, que já tem bastante tempo (8min05s29 do revezamento brasileiro, finalista dos Jogos de Atenas/2004)”, disse Jessica Cavalheiro.

Nesta tarde, a partir das 13 horas (de Brasília), além da semifinal de Leonardo de Deus, os nadadores do Brasil vão participar de três finais em Barcelona. Thiago Pereira, Etiene Medeiros e Marcelo Chierighini vão disputar medalhas, respectivamente, nos 200 metros medley, 50 metros costas e 100 metros livre.

Voltar ao topo