Copa 2014

Curitiba pode virar cidade-dormitório na Copa do Mundo

Independentemente de a Arena da Baixada ficar pronta a tempo, e de Curitiba sediar ou não jogos da Copa do Mundo, o Mundial passará pelo Paraná de um outro jeito. Provavelmente com suas cidades servindo de dormitório para as seleções que conseguirem se classificar. Faltando menos de um ano para o início do torneio, emissários de vários países já vieram ao Estado vistoriar os locais aprovados pela Fifa.

Até agora, além do Brasil, apenas Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão estão classificados para a Copa. No entanto, dez seleções não descartam montar seus “QGs” no Paraná. França, Rússia, México, Estados Unidos e Irã já sondaram Curitiba. No interior, pessoas ligadas ao Japão já passaram por Maringá. “Mas não tem nada fechado ainda”, explicou o secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha.

No total, são cinco lugares diponibilizados pela Fifa: o CT do Caju e a Vila Capanema, em Curitiba; o CT da SM Sports, em Londrina, e os estádios Willie Davids, em Maringá, e Olímpico Regional, em Cascavel. O CT do Atlético é o que tem mais procura. “A maioria que vem para cá quer visitar o CT do Atlético, por ele já ter recebido duas vezes a Seleção Brasileira e ter uma certa divulgação. O Irã mesmo mostrou grande interesse, mas o Atlético ainda quer aguardar outras propostas para ver qual será a melhor”, acrescentou o secretário.

O que pesa contra o Estado é o fato de Curitiba ter ficado fora da Copa das Confederações. Por já terem recebido algumas seleções em junho, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e Rio de Janeiro levam vantagem. “Os representantes das seleções vêm para cá, mas também aproveitam e vão para outras sedes. Inclusive, as seis sedes da Copa das Confederações já têm uma certa vantagem”, completou Cunha.

Além dos cinco locais definidos pela Fifa como sedes preparativas das seleções antes da Copa, outros três campos foram selecionados para serem utilizados pelas equipes como preparação para os jogos. São Couto Pereira, CT da Graciosa e Trieste Stadium. No entanto, os chamados Campos Oficiais de Treinamentos (COTs) só poderão ser usados para treinamento às vésperas dos jogos em Curitiba. Isso, caso a cidade de fato receba partidas da Copa.