Coritiba está com aproveitamento de Libertadores

Com o Coritiba no G4 e o Atlético fora da zona do rebaixamento, o futebol paranaense vem melhorando seu desempenho no Campeonato Brasileiro. Após a nona rodada, se for considerado as campanhas por estados, o Paraná é o quarto melhor, com 50% de aproveitamento.

Até aqui, a dupla Atletiba disputou 54 pontos, somando 27 (17 do Coxa e 10 do Furacão), o que coloca o Paraná no G4 entre os nove estados que disputam a Série A, ficando atrás apenas de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia, e à frente do eixo Rio – São Paulo. Na era dos pontos corridos, um aproveitamento assim até o final deixaria um dos times entre os oito primeiros colocados. Em 2011, por exemplo, chegaria a brigar por uma vaga na Libertadores.

O que também deixa essa disputa favorável aos paranaenses é que os quatro primeiros estados são os únicos que contam com dois representantes e estão na casa dos 50%. A diferença para o líder Rio Grande do Sul é de apenas 7,8%, enquanto a vantagem para os cariocas é de 4,63%, mesmo com o Rio de Janeiro tendo quatro participantes, sendo que o Botafogo é o terceiro na tabela, à frente do Alviverde apenas no número de vitórias (5 a 4).

Desde 2003, este é o segundo melhor aproveitamento dos clubes daqui, ficando atrás apenas de 2010. Porém, naquela temporada o Atlético era o único paranaense na elite e terminou com 52,6%. Se considerar apenas os anos em que havia dois ou mais representantes, esta se torna a melhor campanha.

Curiosamente, embora o Cruzeiro seja o líder do Brasileirão, os times mineiros ocupam o segundo lugar, com 54,9% de aproveitamento. Muito por conta do Atlético-MG, que apesar de um jogo a menos que a maioria das equipes, tem apenas 10 pontos conquistados, contrastando com a Raposa. Já a liderança absoluta é dos gaúchos, com 57,8%, graças ao Inter, vice-líder, mesmo com um jogo a mais, e o Grêmio, que está em sétimo, com 15 pontos.

Quem tem um dos piores rendimentos é São Paulo, com apenas 34,75% de aproveitamento dos pontos disputados. Mesmo com cinco clubes – é o que conta com mais representantes -, o time melhor posicionado é o Santos, que ocupa o 9.º lugar, com São Paulo, com dois jogos a mais, e Portuguesa na zona de rebaixamento.