São Paulo recebe Cruzeiro e só vitória aliviará pressão

Não resta outra opção ao São Paulo a não ser vencer o Cruzeiro neste sábado, às 18h30, no estádio do Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Em meio a um tiroteio entre elenco, diretoria e comissão técnica, a equipe tenta pôr fim à série de nove jogos sem vitória (sendo seis derrotas seguidas) para respirar um pouco mais aliviada na competição nacional.

A perda da Recopa Sul-Americana para o Corinthians em partida abaixo da crítica aumentou a pressão a ponto de o goleiro e capitão Rogério Ceni criticar o clube e dizer que o São Paulo “parou no tempo”. O cenário não deve ser dos mais amigáveis. A torcida promete fazer uma grande manifestação no estádio para pressionar por melhores resultados.

O duelo contra os mineiros é o primeiro de uma sequência complicada na tabela – depois o time enfrenta o Internacional, novamente no Morumbi, e o Corinthians, no Pacaembu, antes de excursionar pela Europa. “Não posso perder meu foco, há muito o que fazer dentro e fora de campo com os jogadores. Nosso objetivo é ganhar. Não há outra coisa a falar e fazer, é só isso que temos de possibilidade”, analisou o técnico Paulo Autuori.

Uma derrota teria efeito devastador. Atualmente em 14.º na tabela de classificação e com um jogo a mais, o time tricolor pode encerrar a rodada na vice-lanterna no cenário mais pessimista. “Já vimos esse filme. Tem tempo, está no começo, mas jogamos todo dia e de repente esse tempo está no passado. Não podemos ter vergonha, precisamos encarar de frente. Que presunção seria falar que não vamos passar por isso, o que precisamos é mostrar que não merecemos isso”, disse o treinador.

Além de a equipe estar em frangalhos psicologicamente, o pouco tempo para treinar aparece como obstáculo para uma evolução consistente. Autuori usou os dois dias entre as partidas para tentar corrigir os erros de posicionamento defensivo e recuperar o astral do grupo, visivelmente abalado com as críticas e a série de derrotas. “Contra o Vitória estavam entrando toda hora na cara do gol; contra o Corinthians melhorou um pouco, mas não é o suficiente”, reconheceu.

Em meio a tantos problemas, o são-paulino terá ao menos um alento. O meia Jadson treinou normalmente e já foi confirmado ao lado de Paulo Henrique Ganso entre os titulares. Rodrigo Caio ganha nova oportunidade, no lugar do suspenso Wellington, e Clemente Rodríguez volta à lateral esquerda após a desastrosa atuação de Juan contra o Corinthians.

Voltar ao topo