Defesa do Corinthians será o maior desafio do Atlético

A defesa do Atlético – a mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 14 gols sofridos – terá um teste de fogo amanhã, às 16h, na Vila Capanema. Terá que segurar nada menos do que o Corinthians e, de quebra, ajudar o Rubro-Negro a se afastar da zona de rebaixamento. Para isso, a defesa terá que atingir uma meta ainda inédita na competição: ficar um jogo sem que o adversário consiga balançar as redes de Wéverton.

O Atlético tenta alcançar a estabilidade defensiva já atingida por Corinthians – dono da defesa menos vazada, com 4 gols -, Coritiba, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, Goiás e Santos. Por isso, não será surpresa se amanhã o técnico Vágner Mancini, assim como fez em Belém-PA, no meio de semana, quando o Furacão empatou por 0 x 0 contra o Paysandu, pela Copa do Brasil, congestione o meio-campo para dar sustentação à defesa.

O treinador já falou que primeiro quer arrumar a cozinha para depois acertar os outros setores da equipe. “A equipe mostrou evolução do Atletiba para o jogo de quarta-feira. O time não sofreu gols, o que vinha nos atormentando. Mas ainda temos muito a evoluir”, disse Mancini, depois do duelo contra o Paysandu.

A situação da zaga do Atlético é preocupante, se comparada até com clubes que o acompanham na zona de rebaixamento. O Náutico, que é o último colocado, por exemplo, sofreu 14 gols, mas conseguiu ficar uma rodada em branco. Já Vasco e Portuguesa, que estão na frente do Furacão na classificação, mas dentro da área de risco, não tomaram gols em dois dos sete jogos disputados até agora na Série A.

Dos 14 gols que o Atlético sofreu até agora no Campeonato Brasileiro, nove aconteceram nas quatro partidas realizadas fora de casa, totalizando média de 2,25 por jogo. Dentro de casa, a média é um pouco melhor (1,66 gol por jogo) mas que não ameniza em nada o desempenho crítico do sistema defensivo atleticano. Números que contribuíram para a demissão do técnico Ricardo Drubscky e que o novo comandante do time atleticano, Vagner Mancini, terá que começar a melhorar urgentemente se quiser mudar os rumos do Furacão no Campeonato Brasileiro.