Coxa fora do G4 na média de público do Brasileirão

Líder do Campeonato Brasileiro, o Coritiba não ocupa o G4 no item média de público da competição. Nas quatro partidas realizadas no Couto Pereira, o Coxa atraiu um público médio de 16.615 torcedores por jogo. Com esses números, o Alviverde fica atrás apenas de Corinthians, Flamengo, Santos, Vasco e Grêmio. Porém, tirando o Timão e o time gaúcho, os outros três disputaram, como mandantes, jogos no Mané Garrincha, em Brasília, levando público acima de 50 mil pagantes para o estádio. Isso é o que os coloca acima do Alviverde neste ranking.

Mas a cada rodada o Coritiba tem aumentado sua média. Na estreia, na vitória por 2 x 1 sobre o Atlético-MG, logo após a eliminação da Copa do Brasil, foram 14.189 pessoas. Depois, no triunfo por 2 x 1 contra o Fluminense, que rendeu a liderança do campeonato ao clube, o público pagante foi 15.554. Na rodada seguinte, contra o Náutico, já líder, o Coxa levou 16.815 torcedores. No clássico do final de semana, 19.902 pagantes compareceram ao estádio.

A situação do clube só não é melhor justamente pelo efeito Brasília no Brasileirão. Na despedida de Neymar, na primeira rodada da competição, diante do Flamengo, o Santos atraiu 63.501 pagantes ao estádio. Depois, em três jogos, não levou mais do que 6.300 pessoas atuando na Vila Belmiro. Situação semelhante à do Vasco, que só passou o Coxa porque também levou o duelo contra o Flamengo para a capital do País. No total, estiveram presentes 61.767 pessoas, quase cinco vezes mais que o público somado nas três partidas anteriores do time cruzmaltino em São Januário. Por fim, o Flamengo está em segundo lugar graças aos 52.825 pagantes que foram ao Mané Garrincha no duelo contra o Coritiba, uma vez que nos outros dois jogos como mandante não chegou a 9 mil pessoas.

Já o Atlético, que nas três partidas que fez como mandante utilizou três estádios diferentes, sofreu com a falta de um lugar definitivo. Tanto que a média de público é de apenas 6.628 pagantes por jogo, o que o deixa no 15.º lugar. Contra o Cruzeiro, na Vila Olímpica, o público foi de apenas 3.366 pessoas. Diante do Grêmio, na Vila Capanema, foram 7.531 torcedores. Curiosamente, o maior público foi quando o Furacão atuou fora de Curitiba. Na Arena Joinville, 7.531 torcedores presenciaram o empate contra o Flamengo.

Ocupação

Se for comparar a dupla Atletiba na questão ocupação de estádio, a diferença entre os dois não é tão gritante. Enquanto o Coritiba está em 7.º lugar, com média de 45% do Couto Pereira sendo utilizado, o Atlético vem em 9.º, com 41% de ocupação. O líder absoluto é o Corinthians, com ocupação de 73% do Pacaembu, seguido pelo Cruzeiro (62% do Mineirão) e pelo Criciúma ( 61% do Heriberto Hülse).