Lucas Bebê também desfalca seleção de basquete

A seleção brasileira masculina de basquete ganhou outro desfalque para a disputa da Copa América/Pré-Mundial da Venezuela. Lucas Bebê foi mais um pivô a pedir dispensa da convocação, e se tornou o quarto atleta a desistir de participar da competição, que será disputada entre os dias 30 de agosto e 11 de setembro.

Todos os quatro jogadores que pediram dispensa atuam como pivô. Antes de Bebê, Anderson Varejão, do Cleveland Cavaliers, e Nenê, do Washington Wizards, desistiram do torneio por lesões. Já Tiago Splitter se disse desgastado pela longa temporada do San Antonio Spurs, vice-campeão da NBA em 2012/2013.

Lucas Bebê justificou seu pedido de dispensa alegando que a presença na seleção poderia atrapalhar seu caminho na NBA. O pivô foi escolhido no último Draft pelo Atlanta Hawks e disputará a Summer League – período de treinamentos para quem busca uma vaga na liga – durante a Copa América.

Mas a seleção comandada por Rubén Magnano pode sofrer outras baixas. O ala/armador Leandrinho se recupera de problema físico e deve pedir dispensa em breve. Scott Machado e Raulzinho são outros que devem participar da Summer League da NBA, assim como Vitor Faverani, que teria chegado a um acerto com o Boston Celtics e também disputaria a liga preparatória.

Antes da Copa América, o Brasil irá disputar três competições de preparação – são duas edições do Torneio Super 4, na Argentina e em Anápolis/GO, e a Copa Tuto Marchand, em Porto Rico -, além de amistosos com Uruguai e México no interior de São Paulo. Assim, Magnano terá bastante tempo para definir os 12 jogadores que defenderão a seleção na Venezuela.

O grupo de convocados é formado por Marcelinho Huertas (armador), Larry Taylor (armador), Raulzinho (armador), Rafael Luz (armador), Scott Machado (armador), Leandrinho (ala/armador), Vitor Benite (ala/armador), Marquinhos (ala) Alex (ala), Arthur (ala), Guilherme Giovannoni (ala/pivô), Augusto Lima (ala/pivô), Rafael “Mineiro” (ala/pivô), Vitor Faverani (ala/pivô), Caio Torres (pivô), Lucas Bebê (pivô) e Rafael Hettsheimeir (pivô).