FunCap é vista como “cortina de fumaça” no Atlético

Voltou à tona a possibilidade de que o presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, pretende transformar o clube em uma fundação que lhe dê plenos poderes sobre os destinos do Rubro-Negro. Seria a FunCap, uma ideia supostamente acalentada desde 2008. Porém, a criação deste novo modelos de gestão pode esbarrar no custo para implementá-la.

Segundo o ex-vice-presidente do Atlético, José Cid Campêlo Filho, o custo para a abertura de uma fundação é alto e que esse teria sido um dos motivos que o levaram a deixar a diretoria do clube – hoje ele é apenas conselheiro. “O Atlético não precisa disso. A FunCap é para o Mário Celso (Petraglia) se eternizar no poder no Atlético. Não é o momento para ser discutido isso, pois o clube tem outras prioridades. Um dos motivos que sai foi por causa desse gasto excessivo para estruturar essa fundação. Foi um dinheiro gasto com pessoas que, segundo o Mário Celso, entendiam do assunto. Além de não ter importância, a fundação vai virar cabide de emprego”, declarou Campêlo Filho.

O estatuto da FunCap já estaria pronto e, além de Mário Celso Petraglia, outros integrantes do conselho administrativo do clube também encabeçariam a direção da fundação. Entretanto, a criação da FunCap depende de aprovação do conselho deliberativo por maioria dos votos dos conselheiros presentes em assembleia, que deve ser convocada apenas para esse fim.

Entretanto, essa nova medida que daria plenos poderes a Petraglia não é bem vista por conselheiros do Rubro-Negro. “A criação dessa fundação servirá para que ele (Mário Celso Petraglia) fique perpetuado no clube e para que o futuro presidente não tenha poderes no Atlético. Pelo que senti dos outros conselheiros, isso dificilmente vai pra frente. A preocupação quanto a isso é muito grande. Os conselheiros estão se manifestando totalmente contrários à FunCap e há um pedido de uma reunião extraordinária para discutir outros pontos e cobrar do presidente situações que estão acontecendo no clube”, disse um conselheiro do Atlético, que não quis se identificar.

Curiosamente, a criação da FunCap ressurgiu anteontem, um dia depois de o ex-vice-presidente de futebol do Atlético, João Alfredo Costa Filho, anunciar que formaria uma chapa independente nas próximas eleições do clube, no final do ano que vem, junto com outros atleticanos que não concordam com a atual gestão de Mário Celso Petraglia.