Coxa precisa vencer fora para sustentar a liderança

Em um campeonato longo como o Brasileiro, o Coritiba vai consolidando seus objetivos aos poucos. Depois de liderar a competição, e de ser o único clube ainda invicto, a próxima meta é conquistar a primeira vitória como visitante. Dos três compromissos disputados fora do Couto Pereira, até agora, o Coxa trouxe na bagagem três empates (0 x 0 contra Bahia, 1 x 1 contra o Goiás e 2 x 2 contra o Flamengo). Para aumentar a vantagem de pontos para os demais concorrentes, e acumular gordura, o pensamento do elenco é bater o Santos, domingo na Vila Belmiro.

Para o atacante Deivid, um líder se impõe também ganhando fora. “Não adianta ser time caseiro ou só jogar em casa. Temos que ganhar fora também. Para quem pensa em ser campeão brasileiro, tem que ter personalidade para jogar e atitude de time grande. Temos que trabalhar a cada dia, respeitar e identificar o adversário e a competição, para que a cada dia a gente possa melhorar”, analisa o jogador.

Mais do que o bom futebol apresentado dentro de campo, para o elenco alviverde a boa campanha se dá pela mudança de mentalidade do grupo. Deivid, aliás, é um dos principais responsáveis pela quebra do paradigma de que o Coxa, por via de regra, é coadjuvante no Brasileiro. Com voz ativa no elenco, o discurso do jogador parece estar repercutindo. “Somos o único time invicto até agora, e o que precisamos fazer é trabalhar para não deixar cair esse rendimento”, concorda o volante Júnior Urso.

A exigência de Deivid faz sentido. Foi dessa forma, conquistando vitórias também fora de casa, que o jogador conquistou dois títulos consecutivos do Campeonato Brasileiro. Em 2003, pelo Cruzeiro, e no ano seguinte vestindo a camisa do próximo adversário do Coxa, o Santos. Experiente, o atacante quer mais uma conquista nacional em seu currículo, desta vez com o Coxa. “Quando eu vim para cá, cheguei com o propósito de ser campeão. Durmo e acordo pensando no título brasileiro”, revela.