Técnico confirma Rudisha fora do Mundial de Atletismo

O Mundial de Atletismo, que será realizado no próximo mês em Moscou, perdeu mais uma atração. Após o norte-americano Tyson Gay anunciar no último fim de semana que não competirá após dar positivo em exame antidoping, o treinador do queniano David Rudiha revelou que o campeão olímpico dos 800 metros desistiu de participar do campeonato na Rússia por causa de uma lesão no joelho.

O técnico de Rudisha, Colm O’Connell, disse que o recordista mundial está afastado dos treinamentos há seis semanas por causa de uma lesão no joelho direito e recebeu tratamento na Alemanha, mas não terá condições de defender o seu título mundial em Moscou.

“Finalmente nós tomamos a decisão”, disse O’Connell. “Nós ficamos por muito tempo esperando uma evolução e ele melhorou bastante, mas nós não queremos fazer um trabalho intensivo entre agora e o Mundial, o que poderia agravar a lesão, uma vez que ele não estava treinando”.

O’Connell disse que o queniano, de 24 anos, que impressionou nos Jogos Olímpicos de Londres ao vencer a disputa dos 800 metros e estabelecer um novo recorde mundial, sentiu dores pela primeira vez em maio, durante a etapa de Nova York da Diamond League. Por isso, ficou fora da etapa de Eugene, também nos Estados Unidos.

De acordo com O’Cornell, a lesão pode ter ocorrido algumas semanas antes, quando Rudisha treinava em um terreno acidentado no Quênia. O atleta, então, foi se tratar na Alemanha, com esperanças de participar do Mundial de Atletismo, marcado para o período entre 10 e 18 de agosto.

“Os médicos lá (na Alemanha) disseram que podia levar três semanas para ele se recuperar e nós pensamos que ele teria sete semanas de treinamento”, disse O’Connell. “Mas tem sido mais longo. É por isso que decidimos fazer o anúncio”, concluiu.

Voltar ao topo