Maestro perde cada vez mais espaço no Furacão

O meio-campo Paulo Baier está perdendo cada vez mais espaço no Atlético. Com 38 anos, o jogador, na gestão do presidente Mário Celso Petraglia, é hoje mais importante para o clube como peça de marketing do que dentro das quatro linhas. Aliás, como “garoto propaganda”, Baier já atuou mais pelo Furacão do que jogando em 2013.

O jogador, por exemplo, usa a camisa 30 como um chamariz para que o Rubro-Negro atinja a marca de 30 mil sócios. Desde que fechou a Arena da Baixada para as reformas, o clube viu seu número de associados cair de 17 mil para 11 mil adimplentes. Nesta campanha, Baier encabeça a ação “conhecemos teu valor”, mas até agora sem sucesso.

Além disso, Baier participou de um jantar comemorativo de mais um aniversário do clube, do lançamento da nova camisa, de uma noite de autógrafos em uma loja de esportes no Shopping São José, em São José dos Pinhais, além de interagir com associados em programas especiais promovidos pela Rádio CAP. O jogador também foi o único do elenco atleticano que teve um boneco em miniatura feito e comercializado nas lojas do clube.

Paulo Baier destacou-se como “garoto propaganda” depois que o Atlético voltou para a Primeira Divisão, no ano passado, apesar de ter sido poupado em boa parte dos jogos fora de casa. Ele não era relacionado para as viagens mais longas. Das 38 partidas do Rubro-Negro na Segunda Divisão, o maestro participou de 26 jogos, sendo 12 como titular e 14 no decorrer das partidas.

Mesmo assim, Paulo Baier renovou seu contrato com o Atlético, mas com um porém: reduziu seu salário e seria utilizado nas campanhas de marketing do clube para atrair novos sócios. Até agora, pode-se dizer que o acerto está sendo cumprido ao pé da letra. Com a utilização do time Sub-23 no Campeonato Paranaense, o Atlético fez, até agora, somente dez jogos oficiais na temporada de 2013. Destes, Paulo Baier foi titular somente em duas partidas e entrou no decorrer de outros quatro jogos. Anteontem, por exemplo, o maestro entrou no clássico Atletiba somente aos 29 minutos do 2.º tempo. Melhorou um pouco o poder de criação do time atleticano, mas não teve tempo suficiente para evitar o revés para o maior rival.

Depois da partida, ainda no vestiário do Couto Pereira, ficou sabendo que não seria relacionado para o jogo de amanhã, contra o Paysandu, em Belém, pela terceira fase da Copa do Brasil. A missão de Paulo Baier agora, além de ajudar o Atlético a atrair sócios, é convencer o técnico Vagner Mancini de que ainda é o maestro e pode ser útil. Caso contrário, irá se tornar mera peça de marketing.