Coxa crava recorde no Brasileirão após vitória no Atletiba

A vitória ontem no Atletiba teve um sabor especial para o Coritiba. Ao bater o rival por 1 x 0, o Coxa alcançou o sétimo jogo de invencibilidade e estabeleceu o melhor início de competição do clube em Campeonato Brasileiro. Não bastasse o feito, que perdurava há 41 anos, o Alviverde ainda chegou aos 15 pontos na tabela e reconquistou a liderança isolada do campeonato.

O Coritiba de 1972, que tinha como base Jairo (Célio); Hermes, Pescuma, Cáudio e Nilo; Hidalgo e Krüger, Leocádio, Hélio Pires e Zé Roberto (Tião Abatiá) e Dirceu (Dreyer) se manteve invicto por seis rodadas no Brasileiro daquele ano. Um dos representantes daquela geração – lembrada até hoje pelo torcedor alviverde como uma das melhores que o clube já teve -, estava presente ontem no Couto Pereira e se sentiu orgulhuso da atual geração ter estabelecido uma nova marca no Coxa. Dirceu Krüger, antes da partida, já torcia para que o recorde fosse superado. “Vamos torcer que passe”, dizia.

Hoje supervisor das categorias de base, Krüger, do alto de sua experiência, exalta a qualidade da atual equipe. “O Coritiba teve belos times que fizeram bons campeonatos, mas esse ano o clube está tendo uma grande felicidade e vem praticando um grande futebol. Esse é o ponto fundamental, por que muitas vezes você está na frente, tem uma boa largada na competição, mas não tem aquele time que dê uma certeza que pode conquistar algo lá na frente. E esse time dá uma certeza de que há a possibilidade de boas conquistas”, garante.

O zagueiro Chico destaca a união do grupo e ressalta que o espírito aguerrido demonstrado pela equipe ontem foi determinante para se conquistar a vitória. “Hoje a gente não tem um time, a gente tem uma família. Todo mundo se ajuda e se respeita no elenco. Isso é o Coritiba. É vontade. A gente não realizou um grande jogo, e todo mundo tem consciência disso, mas a gente sabe que clássicos são vencidos nos detalhes, e a vontade que tivemos de vencer fez a diferença”, disse o zagueiro.