Retranca não evita Zona do Rebaixamento pro Atlético

A derrota por 1 x 0 do Atlético para o Coritiba, no clássico de ontem, não amenizou em nada a situação do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro, que segue na vice-lanterna e dentro da zona de rebaixamento. As mudanças promovidas pelo técnico interino Alberto Valentim, para encarar o Alviverde, no Alto da Glória, fizeram do Atletiba um jogo atípico para o Furacão na Série A. O time atleticano, que na era Ricardo Drubscky ficou marcado por fazer e sofrer muitos gols, desta vez teve um ataque inoperante e uma defesa um pouco mais compacta, mas que não foi capaz de segurar o Coxa.

Alberto Valentim, que treinou o time atleticano por uma semana e tinha a missão de entregar o Furacão para o técnico Vagner Mancini fora da zona de rebaixamento, decidiu mexer no esquema tático do Atlético. Colocou três volantes e abdicou do meio-campo Felipe, que até então era um dos principais armadores do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro e, inclusive, responsável pelas assistências para os gols do atacante Ederson, artilheiro do Furacão no Brasileirão, com 4 gols.

Com o meio-campo mais povoado, e exercendo forte marcação sobre os principais armadores do Coritiba, o Atlético perdeu seu poder de fogo e não conseguiu encontrar o caminho das redes. Além da derrota não ter tirado o Furacão da zona de rebaixamento, e de deixar o Alviverde na liderança da competição nacional, a partida marcou a primeira vez que o ataque atleticano passou em branco na Série A deste ano.

Por outro lado, a defesa rubro-negra, que era até então a mais vazada da Série A, pela primeira vez tomou somente um gol. O Furacão, desde a estreia, deu mostras de que precisava melhorar seu sistema defensivo, quando tomou dois gols do Fluminense. Depois, nas duas partidas dentro de casa, contra Cruzeiro e Flamengo, o Atlético voltou a sofrer dois gols em cada partida. Antes da parada da Copa das Confederações, o time atleticano foi para Campinas enfrentar a Ponte Preta e, mesmo vencendo, levou três gols. Depois, na Bahia, perdeu para o Vitória por 3 x 2 e aumentou o índice negativo do setor defensivo do Rubro-Negro.