No Mané Garrincha, Coxa terá apoio de seus torcedores

Não será por falta de apoio que o Coritiba deixará a liderança do Campeonato Brasileiro. Torcedores do Alviverde que moram em Brasília se mobilizam para recepcionar e apoiar a equipe no estádio Mané Garrincha – palco do jogo de sábado, às 18h30, contra o Flamengo. Até ontem cerca de 400 torcedores confirmaram presença para jogar junto com o time, que defenderá a liderança invicta da competição.

O Coritiba tem consulados em várias regiões do Brasil. Normalmente, os grupos acompanham as partidas que o Coxa realiza fora de casa. Em Brasília, não será diferente. Carlos Poniwass, representante coxa-branca na sede do governo brasileiro, critica a organização do novo Mané Garrincha – estádio que recentemente recebeu partidas da Copa das Confederações -, mas garante não faltará ajuda das arquibancadas para o time bater o Flamengo. “Está tudo pronto por aqui. A torcida está muito animada. Estamos nos organizando pra fazer uma recepção desde o aeroporto, e estimamos 400 pessoas no Mané Garrincha. Estávamos um pouco temerários acerca da segurança, pois os jogos estão extremamente mal organizados. Nossa torcida ficará no setor 428, na arquibancada superior, e os jogadores podem ter certeza que o apoio na partida será irrestrito, vamos cantar e apoiar durante os noventa minutos. Se depender da torcida, o Coritiba vai entrar no jogo líder e continuar na liderança”, garante o torcedor.

A iniciativa dos torcedores da capital federal evidencia que o pacto fechado entre diretoria, comissão técnica e jogadores se estende também à torcida do Coritiba. Antes do treinamento de terça-feira, no CT da Graciosa, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade convocou uma reunião onde, além de pregar união do grupo, fechou com os atletas a meta de conquistar vaga na Copa Libertadores de 2014. Para tanto, manter a regularidade na competição é item obrigatório.

Além disso, o apoio dos coxas-brancas em Brasília será importante, já que a cidade é reconhecido reduto flamenguista. Em levantamento recente, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal constatou que o Flamengo detém a preferência de 52,14% dos torcedores locais.

A partida, válida pela 6.ª rodada do Campeonato Brasileiro, terá um gostinho especial para o zagueiro Emerson. Brasiliense, o jogador não esconde o desejo de retornar aos gramados, após quase um ano recuperando-se de lesão, justamente em sua terra natal. “Estou muito feliz de voltar a Brasília, ainda mais num jogo do Campeonato Brasileiro, contra o Flamengo. Fico feliz também em saber que tem esse consulado do Coritiba. A gente espera o apoio dos torcedores nessa partida, que será muito importante dentro das nossas pretensões no campeonato”, afirma.

Allan Costa Pinto
Emerson volta a atuar pelo Coxa em sua terra natal.