Augusto vibra com chance de disputar Diamond League

Depois de melhorar seu recorde pessoal em 37 cm apenas neste ano, Augusto Dutra entrou no hall dos melhores do mundo no salto com vara. Tanto é que nesta quinta-feira o brasileiro de 23 anos vai participar pela primeira vez de uma etapa da Diamond League, circuito de competições da qual só participam convidados.

Augusto, que se tornou recordista sul-americano da prova tanto no indoor quanto nas provas ao ar livre, com 5,82m, vai competir em Lausanne (Suíça) contra os melhores do mundo. Depois, no sábado, vai reencontrá-los em Paris, em outra etapa da Diamond League.

“Nós não sabíamos que o Augusto teria vaga na Diamond League. Se tivéssemos a informação antes, teríamos feito um planejamento diferente nesta preparação para o Mundial”, diz o técnico Elson Miranda, que treina o jovem no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.

Até o começo do ano, Augusto era quase um desconhecido até em nível nacional. Tanto que sequer conhecia pessoalmente os melhores do mundo. Foi ser apresentado a eles em algumas provas que realizou nas últimas semanas. “Inscrevi o Augusto nessas competições de rua na Alemanha e nos GPs de Ostrava e Parduce porque queria que ele tivesse contato com os adversários do circuito e a realidade do atletismo europeu”, explicou Miranda.

Sexto do ranking mundial, Augusto vai competir em Lausanne contra todos que estão à sua frente, inclusive o campeão olímpico Renaud Lavillenie, francês que tem como recorde pessoal na temporada 5,95m. “Em Ostrava, competi com o Renaud Lavillenie, que é campeão olímpico. Saltar ao lado dele foi demais!”, vibra o brasileiro, ainda se acostumando a estar entre os grandes.

Outra atleta brasileiro inscrito em Lausanne é Jonathan Henrique Silva, no salto triplo. Ele ainda não está garantido no Mundial e, para isso, vai precisar saltar 16,85m, melhorando em um centímetro sua melhor marca na temporada. O saltador também está inscrito no Campeonato Sul-Americano, que começa na sexta, em Cartagena (Colômbia).