Uefa endurece e fará exames de sangue em jogadores

A Uefa anunciou nesta terça-feira que vai endurecer o combate ao doping nas suas competições e adotará a realização de testes sanguíneos nos jogadores na temporada 2013/2014. A medida atende uma decisão tomada pelo seu comitê executivo em maio, que agora foi formalizada pela entidade.

Até o momento, a Uefa só realizou testes sanguíneos nas duas últimas edições da Eurocopa, disputadas em 2008, na Áustria e na Suíça, e 2012, na Polônia e na Ucrânia. Agora, porém, eles poderão ser feitos em todos os torneios organizados pela entidade, dentro ou fora das competições.

De acordo com a Uefa, os exames feitos a partir da temporada 2013/2014 poderão ser só de urina, de sangue ou de ambos os tipos e associações nacionais já foram informadas da novidade.

Em um balanço, a Uefa apontou que foram feitos 1.374 exames antidoping na Liga dos Campeões e na Liga Europa na última temporada, sem nenhum resultado positivo. Além disso, outros 407 exames foram realizados em outras competições. A entidade também lançou um estudo para analisar o perfil de esteroides de quase 900 jogadores que foram testados pelo menos três vezes nas suas competições desde 2008.

Voltar ao topo