Mesmo com opções, Paraná não deve ter “time surpresa”

Com os chegada dos três reforços recentemente contratados, o Paraná Clube conta hoje com 36 jogadores no elenco. Apesar do amplo leque de opções, o técnico Dado Cavalcanti não deve mexer na estrutura do time para o reinício do Campeonato Brasileiro. Na sexta-feira, o Tricolor encara o América-MG com a mesma formação que há três semanas derrotou o ASA-AL (1 x 0, na Vila Capanema).

Pelo menos foi essa a mensagem deixada pelo treinador após o único jogo-treino realizado nesta intertemporada. “A ideia é a manutenção desta base. O time vem bem e o desempenho me agradou”, disse Dado Cavalcanti, logo após a atividade contra o J. Malucelli, domingo cedo. O Paraná venceu por 2 x 0, com gols de Reinaldo (pênalti) e Welington (falta). Curiosamente, foram os reservas que definiram o placar. Num treinamento dividido em três etapas, o time considerado titular não conseguiu marcar gols. “Tivemos um bom volume, criamos várias situações e estamos trabalhando muito as finalizações”, comentou o técnico paranista.

Na prática, o Tricolor mantém não apenas a formação, mas também a estratégia tática. O que se viu no jogo-treino foi um time bem postado e que valoriza a posse de bola. “O grupo assimilou nosso perfil de trabalho e não há motivo para mudanças. É claro que a cada dia a gente vai buscando uma evolução, corrigindo pequenos detalhes”, disse Dado Cavalcanti. O foco principal durante o recesso da competição tem sido o desempenho ofensivo. Mesmo sem mexer nas peças, o treinador espera uma equipe com maior “poder de fogo”.

Neste ponto, a segunda fase do treino foi importante. Foi neste período que Dado escalou Reinaldo no ataque. O atacante, um finalizador nato, é a grande esperança de gols do Paraná. Recuperado da série de lesões que prejudicou seu desempenho no Paranaense, o jogador garante estar pronto para estrear na Série B. Frente ao Jotinha, ele fez, de pênalti, o primeiro gol tricolor. Num primeiro momento, foi escalado ao lado de Paulo Sérgio; depois, com a entrada de Carlinhos, passou a jogar mais centralizado, onde efetivamente rende mais. “Todos foram muito bem. O trabalho nesta intertemporada foi muito bom e vamos retornar fortalecidos à competição”, concluiu Dado Cavalcanti.