Judô brasileiro fatura ouro e prata no Mundial Militar

Praticamente com força máxima, a seleção brasileira feminina de judô conquistou nesta segunda-feira a chave por equipes do Campeonato Mundial da modalidade, em Astana, no Casaquistão. O título veio com relativa facilidade porque a maior parte dos principais nomes do judô feminino ingressou recentemente nas forças armadas.

Assim, o time teve Sarah Menezes (48kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), todas titulares absolutas da seleção “civil”, além de Eleudis Valentim (52kg), Flávia Gomes (57kg) e Mariana Barros (63kg) – dessas, exceção à jovem revelação Flávia, todas são primeiras reservas.

No Mundial, a equipe venceu a Itália e o Casaquistão por 5 a 0 e depois fez 4 a 1 na China para ficar com o ouro. “Estou muito feliz por subir no lugar mais alto do pódio representando as Forças Armadas e, acima de tudo, o meu país. Nossa equipe estava muito preparada e concentrada para enfrentar as chinesas. Acredito que esse foi um bom primeiro passo e que, com mais confiança depois dessa conquistas, buscaremos muitas outras medalhas”, disse Maria Portela. Todas ainda lutam, junto com outros nomes, na chave individual, que começa na terça.

No masculino, mesmo com dois titulares da seleção civil – Felipe Kitadai (60kg) e Victor Penalber (81kg) – e dois olímpicos – Leandro Cunha (66kg) e Luciano Correa (100kg) -, a seleção brasileira terminou com a prata, derrotada na final pela Coreia do Sul. Na campanha 5 a 0 sobre a Alemanha e 3 a 2 contra a Polônia.

“Chegar ao pódio em um campeonato com um nível técnico alto como esse, lutando contra atletas bastante experientes é sempre muito bacana. Lógico que queríamos o ouro mas por detalhes acabamos com a segunda colocação”, disse Luciano Correa. A seleção teve ainda Alex Pombo (73kg), Eduardo Santos (90kg) e Walter Santos (+100kg).