Etiópia é punida e África do Sul volta a brigar por Copa

A Fifa anunciou nesta segunda-feira que a seleção da Etiópia perdeu os pontos relativos ao triunfo por 2 a 1 sobre Botsuana, no dia 8 de junho, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014, por causa da escalação de um jogador irregular. Assim, a África do Sul voltou a ter chances de se classificar para o próximo Mundial.

Apesar de estar suspenso, Minyahile Beyene foi utilizado na partida. Por causa da irregularidade, a seleção etíope foi punida como uma derrota por 3 a 0 para Botsuana e a federação nacional foi multada em 6 mil francos suíços (aproximadamente R$ 14,2 mil) pela Fifa. Assim, a Etiópia, que estava classificada antecipadamente para os playoffs finais das Eliminatórias Africanas, ficou com a sua vaga ameaçada.

Faltando uma rodada para o encerramento do Grupo A, a Etiópia soma 10 pontos, dois a mais do que a África do Sul e três à frente de Botsuana, ambos ainda com chances de classificação. Na rodada final, no dia 6 de setembro, a África do Sul vai receber Botsuana, enquanto a seleção etíope vai encarar, fora de casa, a já eliminada República Centro-Africana.

A Etiópia, que nunca disputou uma Copa do Mundo, não deve recorrer da punição imposta pela Fifa, pois reconheceu anteriormente seu erro. Com a punição, apenas Tunísia, Costa do Marfim, Egito e Argélia já estão classificados para os playoffs que definirão os cinco representantes africanos no Mundial do Brasil.

Voltar ao topo