Trio de Ferro reforça elenco com vários gringos

De exportador, o futebol paranaense passou a ser importador de estrangeiros. A parada para a Copa das Confederações comprova isso. A dupla Atletiba recorre ao mercado internacional para se reforçar. No Coxa, o lateral-esquerdo argentino Raul Ibérbia, 23 anos, que estava defendendo o Estudiantes, da Argentina, junta-se ao elenco alviverde que está em Foz do Iguaçu. No Furacão, o volante uruguaio Marcelo Palau se despediu do Guraní, do Paraguai, e deve desembarcar em Curitiba nesta semana e ser apresentado como novo reforço do Rubro-Negro.

Marcos André Lima
Botinelli: um dos três argentinos do Coxa.

Do Trio de Ferro, o Coritiba é o que mais tem jogadores de outros países em seu elenco. O lateral-esquerdo Raul Ibérbia vai se juntar aos argentinos Escudero e Botinelli e ao angolano Geraldo. O último, inclusive, renovou seu contrato com o Coxa por mais duas temporadas nesta semana e garantiu que vai adquirir dupla cidadania. Assim, sendo cidadão brasileiro, o angolano poderá ser escalado pelo técnico Marquinhos Santos juntamente com os outros jogadores estrangeiros. Isto por que, o regulamento geral das competições da CBF permite que somente três atletas de outra nacionalidade atuem por partida.

O Coxa está desbancando o Atlético, que em décadas passadas era o clube que mais tinha estrangeiros em seu elenco. Quem não lembra do armador Ferreira, do atacante Guerrón e do volante Valencia? Agora, o Rubro-negro tenta retomar esse caminho. Além de Marcelo Palau, e do espanhol Fran Mérida, a diretoria do Furacão está negociando com o atacante Pablo Velazquez, que disputou a recente Libertadores pelo Libertad, do Paraguai. Porém, outros clubes brasileiros, entre eles o Palmeiras, estão interessados na contratação do avante e isto pode dificultar sua vinda para defender o Rubro-Negro na sequência da temporada de 2013.

Por fim, o Paraná Clube é, entre os três principais times da capital do Estado, o que menos contratou jogadores estrangeiros. Hoje, somente o atacante argentino J. J. Morales aparece na lista de atletas paranistas que não são brasileiros. Recentemente, o Tricolor contava com o atacante francês Aymen. Porém, o jogador rescindiu seu contrato com o Paraná e já retornou ao seu país de origem.