Coxa reclama de prejuízo por excesso de jogos

O Coritiba tem encontrado no calendário seu principal adversário. Ano passado, entre todas as competições que disputou, o Alviverde entrou em campo 76 vezes – Campeonato Paranaense (24 jogos), Copa do Brasil (12 jogos), Campeonato Brasileiro (38 partidas) e Copa Sul-Americana (dois jogos).

Um dos principais reflexos dessa maratona foi sentido nos cofres do clube. As despesas com tratamento de atletas lesionados atingiu expressivos R$ 8,7 milhões em 2012.

Neste ano, o cenário não é diferente. Passadas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, o grupo alviverde, apesar da boa campanha no início de competição, já começava a sentir os reflexos do acúmulo de partidas, com a alta sequência de jogos.

Também pudera. No vai e vem da bola, a equipe cruzou o País inteiro no primeiro semestre, contabilizando 33 compromissos oficiais. Isso levou o presidente Vilson Ribeiro de Andrade a não poupar críticas ao calendário do futebol brasileiro.

“É necessária uma racionalização. Fizemos 33 partidas antes da parada da Copa das Confederações e o segundo semestre será intenso de jogos, o que acarreta lesões e custos ao clube, com tratamento e com os jogadores inativos. O Campeonato Paranaense tem 12 clubes e, para mim, 8 seria o número certo. Sofremos com muitas datas. Fizemos 24 partidas no Paranaense deste ano. Ano passado, gastamos R$8,7 milhões em jogadores no departamento médico e muito se deve ao excesso de jogos” revela.

Terceiro que mais jogou

Dos times que disputam a Série A do Brasileiro, apenas Corinthians (36) e São Paulo (35) entraram mais vezes em campo que o Coxa. Após o amistoso contra o Colón-ARG, já no Campeonato Paranaense, o Alviverde, ao longo de 24 jogos, atravessou o Estado na conquista que culminou com o tetracampeonato.

Pela Copa do Brasil, apesar da precoce eliminação, o Coritiba peregrinou pelo País. Na primeira fase, o time, em decorrência do imbróglio judicial envolvendo seu adversário, teve que viajar duas vezes até a Paraíba para eliminar o Sousa.

Na segunda fase, o deslocamento foi ainda maior. Antes de dar adeus à competição, a equipe foi até Manaus-AM. Já pelo Campeonato Brasileiro, no saldo das cinco primeiras rodadas, a delegação alviverde acumulou milhas de voo até Salvador-BA, onde enfrentou o Bahia (0 x 0) e ainda até Goiânia-GO, de onde trouxe um empate frente ao Goiás (1 x 1).

O técnico Marquinhos considera a intertemporada, que está sendo realizada em Foz do Iguaçu, como fundamental para desafogar o elenco alviverde. “Essa pausa é importante por conta disso, pra recuperar atletas que tiveram um início muito forte, reajustar os planejamentos técnico, tático e físico”, analisou o treinador.