Itália nega que cogitou deixar Copa das Confederações

A assessoria de imprensa da Itália divulgou uma nota oficial negando os boatos de que a seleção do país cogita abandonar a Copa das Confederações por causa do ambiente de insegurança gerado pelos protestos que tomaram as ruas do Brasil nos últimos dias.

No comunicado, a Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano) declara que confia totalmente na organização da Fifa e que não foi discutida a hipótese de deixar a competição, classificando como “estúpida” qualquer especulação sobre o assunto.

As famílias dos jogadores, um dos motivos de maior preocupação da Itália, não estariam nem mesmo em Salvador, cenário de ataques a carros da Fifa e palco do próximo jogo da equipe na Copa das Confederações, mas sim no Rio. A seleção italiana enfrentará o Brasil neste sábado, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, no duelo que valerá a liderança do Grupo A da competição.

Segundo informações divulgadas no jornal O Estado de São Paulo na última quinta-feira, a seleção italiana havia se queixado à Fifa, preocupada com a segurança de seus jogadores, e queria mais garantias de que não haveria ataques à delegação do país e seus familiares que acompanham a o torneio no Brasil.