Curitiba terá nova edição do evento Go Skate CWB

No próximo domingo (23) acontece a 5ª edição do Go Skate CWB, evento que celebra a prática do skate. Neste ano, a Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, está ajudando na organização da passeata. São esperados entre 20 a 30 mil skatistas e simpatizantes que vão percorrer um circuito pré-determinado entre as praças Santos Andrade e Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. A concentração está marcada para as 10 horas, na Praça Santos Andrade, com saída às 13h30. Devido ao Go Skate Day, o projeto Ciclolazer Curitiba será suspenso neste domingo no Centro Cívico.

Um avanço no relacionamento entre poder público e skatistas, além do apoio ao evento, foi a criação de um grupo de discussão envolvendo representantes das secretarias de Esportes, Lazer, Juventude e Meio Ambiente, entidades ligadas a prática de Skate em Curitiba e FSP para definir políticas públicas para o esporte.

A passeata é uma referência ao dia mundial do Skate, o Go Skateboarding Day, celebrado em 21 de junho. Nas grandes cidades do Brasil, as manifestações coletivas acontecem no final de semana posterior a data para que o encontro possa ser organizado entre autoridades e participantes.

De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior, o Go Skate Day é um dos maiores eventos mundiais voltados a prática sadia do skate e, por esse motivo, a Secretaria resolveu abrigar essa iniciativa juntamente com a Federação de Skate do Paraná (FSP). “É um dia para celebrar a prática do skate, com a inclusão da família nesse conceito, com os pais levando seus filhos skatistas para participar do evento. Através da prática sadia do esporte, podemos movimentar essa juventude e deixá-la com atitudes positivas”, afirmou Dutra Júnior.

O presidente da Federação de Skate do Paraná (FSP), Adalto Pereira, destaca que Curitiba é reconhecida nacionalmente por ter a maior concentração de skatistas neste evento, que também vai ocorrer em outras cidades do Paraná. “O Go Skate CWB representa um dia para comemorar o skate e também para reivindicar melhores condições para a sua prática e desenvolvimento”, afirmou Pereira.

Na Praça Nossa Senhora da Salete, ponto final da passeata, pistas para manobras de skate serão instaladas e um palco será montado para que os participantes do evento possam curtir a apresentação de 12 bandas e distribuição de brindes. Aluisio de Oliveira Dutra Júnior vai falar ao público sobre os projetos para o skate que estão em estudo e desenvolvimento pela Prefeitura, como a reforma e construção de novas pistas.

Preparação

Em Curitiba, para evitar que aconteçam problemas como vandalismo e pichações – fatos registrados em edições anteriores do evento -, a Federação de Skate do Paraná com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Guarda Municipal, Setran e Polícia Militar, realizou dois cursos de capacitação, nos dias 4 e 14 de junho, com skatistas voluntários interessados em ajudar na organização do Go Skate CWB.

Nesses encontros, os voluntários receberam orientações de como agir para auxiliar as autoridades públicas durante o evento. “Estamos apoiando o Go Skate CWB que é uma maneira de divulgar e valorizar o esporte. Queremos que tudo transcorra de forma ordeira e sem incidentes. Para tanto, temos realizado várias reuniões com participantes e organizadores do evento e auxiliamos na elaboração de um curso de capacitação para que os próprios skatistas nos ajudem a tornar o Go Skate CWB em um evento ainda maior, sem problemas”, afirmou o diretor de Lazer da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Brusamolin.