COI prevê benefícios ao Rio e apoia protestos pacíficos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se manifestou em relação à onda de manifestações que está ocorrendo no Brasil, sendo muitas delas criticando os gastos públicos feitos para ajudar organização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. Ao falar sobre o assunto, a entidade disse que é “totalmente favorável a protestos pacíficos” e garantiu estar confiante de que a Olimpíada de 2016, no Rio, irá trazer maiores benefícios para a cidade e para o País.

Os investimentos públicos que já estão sendo feitos para organização dos Jogos Olímpicos também entraram no alvo de manifestantes nos últimos dias, embora hoje o foco esteja na Copa das Confederações e no Mundial, que apenas por meio da construção de novos estádios já provocaram gastos na casa dos bilhões.

Por meio de um comunicado, porém, o COI destacou que a Olimpíada de 2016 “irá trazer benefícios significantes para toda população do Rio, melhorando a cidade em termos de transporte, infraestrutura e habitação social, assim como trazendo um considerável legado esportivo para o Brasil”.

A entidade ainda enfatizou que as pesquisas feitas recentemente indicaram que a maioria dos brasileiros apoia a realização dos Jogos Olímpicos no Rio, apesar dos protestos atuais contra os altos gastos implementados para realização dos grandes eventos que o Brasil abrigará nos próximos anos.

“Somos sempre totalmente favoráveis a protestos pacíficos e continuamos confiantes na capacidade dos Jogos como um poderoso catalisador para melhorar o mundo através do esporte”, ressaltou o COI.

Voltar ao topo