Austrália bate Iraque e garante vaga na Copa do Mundo

A seleção australiana é a terceira equipe garantida na Copa do Mundo de 2014. Depois do Brasil, país-sede, e do Japão, primeiro a se classificar pelas Eliminatórias, a Austrália confirmou sua vaga no Mundial nesta terça-feira, com a vitória por 1 a 0 sobre o Iraque, que levou ao delírio os torcedores que lotavam o Estádio Olímpico de Sydney.

Esta será a quarta Copa do Mundo da seleção australiana, sendo a terceira consecutiva – jogou os Mundiais de 1974, 2006 e 2010. A melhor participação foi em 2006, quando a equipe da Oceania caiu no mesmo grupo do Brasil e chegou às oitavas de final, na qual foi derrotada pela Itália, que seria a campeã do torneio.

 

A classificação veio apesar da campanha irregular nesta quarta fase das Eliminatórias Asiáticas. As três vitórias e quatro empates, em oito partidas disputadas, foram suficientes para garantir à Austrália o segundo lugar do Grupo B, atrás do Japão, dando à equipe como uma das quatro vagas diretas da Ásia no torneio – o país disputa as Eliminatórias do continente mesmo sendo da Oceania.

 

Os australianos entraram nesta última rodada ameaçados por Omã e precisavam da vitória para garantir a vaga sem depender da partida do rival, que atua mais tarde nesta terça. A terceira Copa do Mundo consecutiva é uma marca expressiva para um país que não tem o futebol como principal esporte – futebol australiano, rúgbi e críquete são mais populares.

E a classificação premia uma geração de jogadores que alcançou certo sucesso em gramados europeus, como Schwarzer, Bresciano e Cahill. Mas foi um veterano reserva que atua no Japão – no Nagoyua Grampus – que garantiu a vitória desta terça e a vaga. Joshua Kennedy, de 30 anos, entrou no lugar de Cahill aos 33 minutos do segundo tempo e, cinco minutos depois, marcou de cabeça o gol australiano.

Ainda nesta terça-feira, os classificados do Grupo A para a Copa do Mundo serão definidos. Coreia do Sul, com 14 pontos, e Irã, com 13, chegam na frente, mas se enfrentam, o que pode beneficiar o Usbequistão, que tem 11 pontos, pega o Catar e pode ficar com uma das vagas.