Arena ganhou mais 5 dias para concluir obras

A Fifa prorrogou ontem a data-limite para que os estádios que ainda estão em construção concluam suas obras para receber jogos da Copa do Mundo do ano que vem. O prazo agora é 5 de janeiro de 2014. O novo calendário foi divulgado pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, durante seminário da Fifa e do Jornal Financial Times, ontem, em São Paulo. A princípio, ele se referiu ao Itaquerão – estádio paulista para o Mundial -, mas estendeu a data também às demais sub-sedes que estão correndo contra o tempo, entre elas Curitiba.

Segundo ele, o novo prazo de entrega foi dilatado por causa das festividades de Natal e Ano Novo, quando os membros da Fifa não poderão estar presentes no Brasil. Antes, a data-limite era 31 de dezembro de 2013. É com esse calendário que a Arena da Baixada ainda trabalha. O estádio atleticano, que apontou evolução no mês de maio, avançando 6%, chegou à marca de 68,3% da execução das obras de remodelação e ampliação. Agora, a tendência é que fique pronto até a nova data estipulada pela Fifa.

Isso se o percentual de evolução das obras verificado em maio se mantenha contínuo nos próximos meses. Condições para isso, há. Já ocorreram as desapropriações de todas as residências e edifícios no entorno da Arena da Baixada e, além disso, é esperada a liberação da terceira parcela do empréstimo realizado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 131,1 milhões.

Mesmo que consiga entregar a Arena da Baixada no novo prazo estipulado pela Fifa, a gestão da CAP S/A – empresa criada para gerir as obras de remodelação do estádio atleticano -, e que tem à frente o presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, vai ficar marcada pelas constantes mudanças nas datas de entrega do Joaquim Américo. A Arena, primeiramente seria entregue em março deste ano. Depois, o prazo mudou para junho. Em seguida, para agosto. Agora, a promessa é de que o palco rubro-negro estará pronto para receber o Mundial no dia 31 de dezembro.