Longe da meta, diretoria exige vitória no Tricolor

O desempenho pífio nas rodadas passadas trouxe uma indesejada pressão para o elenco do Paraná Clube. Por isso, sábado, na Vila Capanema, a o time entrará pressionado e terá de ir para o “tudo ou nada” contra o Figueirense. A Série B ainda está no seu início, mas o Tricolor não quer seguir para a intertemporada, a partir da próxima semana, tendo um abismo entre ele e o G4. Hoje, a distância para a zona do acesso já está em cinco pontos. “Ficamos muito aquém do planejado para essas quatro rodadas”, reconheceu o gerente de futebol Alex Brasil.

Mesmo não trabalhando com minimetas, o técnico Dado Cavalcanti também vê uma defasagem neste momento, reflexo dos tropeços em Itápolis-SP e Belém do Pará. “Futebol é dinâmico. Então, quando você perde duas seguidas, fica realmente para trás”, disse o treinador, preocupado com a pouca contundência do time nesses confrontos fora de casa.

A rigor, o Paraná completou três jogos e meio sem balançar as redes. Um quadro preocupante para um time que, nos primeiros 45 minutos da Série B (frente ao ABC, em João Pessoa) apresentou um futebol envolvente e empolgante. “É inegável que foi o melhor momento do time. Mas tivemos também bons momentos frente ao São Caetano. Lá, não nos empolgamos. Agora, não vamos nos desesperar”, disse Dado, acreditando no trabalho do grupo para ainda reverter a situação em dois jogos seguidos na Vila Capanema.

O treinador, nesses quatro jogos, optou por manter sempre o mesmo padrão tático. Para o jogo diante do Figueirense, o Paraná terá a volta de Roniery à lateral-direita. Essa pode ser a única novidade no time. Dado Cavalcanti prefere apostar na manutenção da base a correr riscos neste início de competição – um “tiro curto” de seis rodadas. “Na intertemporada, a gente pode até rever alguma situação. Mas agora, o melhor treino é a recuperação dos atletas”, disse.

A tendência é que no período da Copa das Confederações o clube sofra novos ajustes de elenco. Durante quase um mês, a comissão técnica terá tempo de sobra para efetuar transformações e até algumas “correções de rota”, como diz Dado Cavalcanti. Nesse processo, é certo que o Tricolor irá reforçar o grupo. Alex Brasil já trabalha neste sentido. “Será um período de muita disputa nos bastidores, pois todos tentarão aproveitar para qualificar seus elencos. Temos que estar atentos a tudo isso, mas sabedores que temos um bom grupo”, arrematou o gestor paranista.