Mercedes será julgada por testes de pneus, confirma FIA

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou nesta quarta-feira que a Mercedes será julgada por seu Tribunal Internacional em razão do teste de pneus realizado com a Pirelli entre os dias 15 e 17 de maio, no circuito de Barcelona, logo após o GP da Espanha de Fórmula 1.

A decisão da FIA é uma resposta ao protesto formal da Red Bull e da Ferrari, no fim de maio, denunciando o teste de 1000 quilômetros realizado pelos pilotos da Mercedes com o modelo 2013 do carro da equipe.

O episódio polêmico rendeu muitas críticas à Mercedes e a Pirelli porque os testes durante a temporada são proibidos na Fórmula 1. A empresa italiana se defendeu ao alegar que o seu contrato com a F1, como fornecedora de pneus, permite-lhe chamar equipes para ajudar nas suas atividades. A Mercedes, por sua vez, afirmou que recebeu a permissão da FIA para participar do treino.

Apesar destas alegações, a FIA decidiu que a Mercedes será julgada pelo Tribunal Internacional, criado em 2010 e composto por 12 integrantes. A entidade fez o anúncio somente nesta quarta porque precisou de mais tempo para analisar o relatório dos comissários, acionados por Red Bull e Ferrari durante o GP de Mônaco, no dia 26 do mês passado.

No mesmo comunicado em que anunciou o julgamento, a FIA absolveu a Ferrari por ter feito teste semelhante com a Pirelli. A equipe italiana se livrou de punição porque utilizou o modelo 2011 nas atividades dos dias 23 e 24 de abril, também em Barcelona.

No documento, a FIA não cita qualquer punição à Pirelli, responsável pela iniciativa dos testes realizados pela Mercedes. A fornecedora de pneus da F1 tem contrato somente até o fim deste ano e ainda não sabe se permanecerá na categoria em 2014. A FIA não estabeleceu uma data para o futuro julgamento do caso da Mercedes.

Voltar ao topo