Corinthians aposta em Douglas para bater Cruzeiro

Em busca de maior poder de criação no meio-de-campo, o técnico Tite resolveu escalar o meia Douglas para a partida desta quarta-feira, quando o Corinthians visita o Cruzeiro, a partir das 22 horas, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela quarta rodada do Brasileirão. A decisão, segundo ele, premia a boa fase do jogador, que ganha a vaga do atacante Romarinho.

Assim, o Corinthians vai jogar com dois armadores. Douglas estará mais centralizado, enquanto Danilo jogará pelo lado esquerdo. Essa é a principal novidade da equipe, que mantém sua formação tática (o 4-2-3-1), apesar da troca de peças. “O que muda são as características dos jogadores. Teremos mais criação e deixamos dois atacantes de velocidade na frente, o Pato e o Emerson”, explicou Tite.

Douglas começou a ganhar a posição há uma semana, quando foi o melhor em campo no empate com o Goiás, em Goiânia, pela segunda rodada do Brasileirão. Ele não começou contra a Ponte Preta (vitória sofrida por 1 a 0, no último sábado) porque não tinha “gás” para sair jogando. Mas está 100% para ser titular nesta quarta-feira diante do Cruzeiro. Assim, substitui Romarinho.

Tite prevê que Douglas pode ser o garçom ideal para o atacante Alexandre Pato, que tem dificuldade para ser pivô, como o peruano Guerrero (está servindo a seleção do seu país e é desfalque nesta quarta-feira), mas compensa essa falha com a velocidade para se livrar da marcação.

É uma tentativa interessante para surpreender o time do Cruzeiro num contra-ataque. Desde que, Alexandre Pato acerte o alvo – na terça-feira, por exemplo, ele treinou finalizações para acabar com uma seca de oito jogos sem fazer gol com a camisa corintiana. “Quem tem a função de fazer os gols? São só os atacantes? Nosso time ataca com seis jogadores, todos têm essa função”, disse Tite.

Se essa estratégia funcionar, Tite acredita que pode voltar de Sete Lagoas com uma vitória, embora considere o Cruzeiro como um adversário difícil e um dos favoritos ao título brasileiro. Seria o resultado ideal para que o técnico consiga atingir sua meta de terminar essa “primeira fase” do campeonato, antes da paralisação para a Copa das Confederações, com 11 pontos – hoje o Corinthians tem apenas cinco e ainda enfrenta a Portuguesa, sábado, antes da parada.

Voltar ao topo