Se não acelerar, Arena precisará de 22 meses para concluir obra

Curitiba nunca esteve tão ameaçada de ficar de fora da Copa do Mundo de 2014 como agora. Com prazo para ser entregue até dezembro deste ano, a Arena da Baixada, se continuar na velocidade atual das obras, só será concluída em fevereiro de 2015, revela levantamento do Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia).

Atualmente, o estádio do Atlético está 62% concluído, sendo, ao lado da Arena Pantanal, o penúltimo das seis sub-sedes que ainda não estão concluídas – à frente apenas da Arena da Amazônia. Um contraste gritante, se levar em consideração que, quando as 12 cidades sedes foram definidas, a Baixada, por não sair do zero, era o estádio mais avançado e, na teoria, seria o primeiro a ser concluído. Tanto que os prazos já foram alterados diversas vezes.

A primeira data estabelecida para a entrega da Arena era março deste ano. O presidente do Furacão, Mario Celso Petraglia, inclusive, havia declarado que a inauguração seria igual a “festa de polaco”, pois duraria três dias, emendando com o aniversário da Curitiba.

Depois, o prazo passou para junho e, em seguida para agosto. Até chegar ao limite máximo imposto pela Fifa, em dezembro deste ano. No entanto, é possível que isto não aconteça, a não ser que o ritmo das obras acelere vertiginosamente.

Com uma evolução de, em média, 1,7% por mês, a Arena da Baixada precisará de mais 22 meses para ficar pronta. Ou seja, para ser entregue até o final do ano, este ritmo teria que aumentar quase quatro vezes: ficar próximo de 6,3% de evolução por mês para finalizar 2013 com o estádio entregue. Situação semelhante às da Arena Pantanal, que está evoluindo 1,72% ao mês e tem 62% das obras concluídas, assim como a Arena da Amazônia, que está apenas 60% e o ritmo mensal é de 1,71%.

Por outro lado, o Itaquerão, que começou a ser construído depois de todos os outros estádios, já está 76% concluído, em um ritmo de 3,3% ao mês, devendo ser entregue em dezembro. Assim como o Beira-Rio, que está 69% executado e, com uma evolução de 3,8% ao mês, ficará pronto no final do ano.

A Arena das Dunas, em Natal, também está atrasada. Mesmo assim, já superou a Arena da Baixada e está 66% concluída. As obras avançam a 3,14% devem ficar prontas em março de 2014. De qualquer forma, em tempo de ser utilizada no Mundial.