Na volta de Neymar, Felipão treina proteção à zaga

O atacante Neymar chegou a tempo de participar do treino da tarde desta terça-feira na seleção, mas acabou não ficando junto com o grupo. Ele se apresentou ao técnico Luiz Felipe Scolari às 16h03, quando os jogadores estavam reunidos no centro de um dos campos do CT do Goiás, no Parque Anhanguera, em Goiânia. Trocou rápidas palavras com o treinador, participou do início da “roda de bobo”, em seguida deu três voltas ao redor do campo e foi liberado para fazer musculação.

O craque chegou de Barcelona no meio de tarde. Retornou ao País por Brasília, num jatinho alugado pelo clube catalão, e de lá foi para Goiânia de helicóptero, que pousou num terreno próximo ao CT. Foi recebido com alegria e risadas pelos companheiros e, por alguns instantes, chegou a ser o bobinho da roda.

No treino desta tarde, Felipão inicialmente dedicou-se a trabalhar o posicionamento da defesa. Por 30 minutos, fez um treino de ataque contra defesa utilizando apenas metade do campo. Na atividade, a prioridade era o funcionamento do setor defensivo.

Começou colocando Daniel Alves, Thiago Silva, Dante e Filipe Luis como zagueiros e Luiz Gustavo e Paulinho como volantes. Faz várias trocas de jogadores, mas sempre os dois volantes que estava em campo tinham de se posicionar praticamente em linha, bem próximos da linha de quatro defensiva.

Durante todo o exercício, seis jogadores tiveram a função de defender e oito de fazer as jogadas ofensivas. Enquanto isso, Oscar, Fred, Marcelo, David Luiz e Bernard, que estão desgastados fisicamente, davam voltas ao redor do campo.

Felipão considerou que no jogo de domingo, contra a Inglaterra, no Maracanã, os zagueiros ficaram muito expostos, sobretudo no segundo tempo do empate por 2 a 2. Ele já havia dito que iria tentar corrigir esse problema.

Na segunda parte do treinamento, Felipão deu ênfase às finalizações. A péssima pontaria dos jogadores foi apontada pelo treinador como um dos motivos de a seleção, apesar de ter concluído quase 30 vezes, não ter vencido on ingleses.