Pistorius vai a tribunal, mas audiência é adiada de novo

Oscar Pistorius, astro paralímpico que responde julgamento em liberdade depois de ter sido acusado de premeditar o assassinato de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, morta com quatro tiros disparados pelo atleta, no dia 14 de fevereiro, reapareceu nesta terça-feira ao tribunal de Pretória, na África do Sul.

Sem demonstrar a mesma emoção de quando ganhou liberdade mediante pagamento de fiança, o sul-africano biamputado celebrou uma nova vitória nos tribunais, pois a audiência que ocorreria nesta terça foi adiada para o próximo dia 19 de agosto, quando deverá enfrentar novo julgamento do caso, que teve uma série de outros adiamentos de julgamento do pedido de fiança feito pela defesa anteriormente.

O juiz Daniel Thulare acatou o pedido da promotoria de adiar o julgamento para agosto, com o objetivo de ter mais tempo para investigar o assassinato. Desta forma, Pistorius esteve presente no tribunal por apenas 15 minutos nesta terça.

Com um semblante mais calmo do que o de quatro meses atrás, ele disse apenas três palavras no tribunal depois de o juiz questioná-lo se entendeu que permanecerá solto mediante as condições impostas pela fiança e também adverti-lo de que deverá comparecer novamente ao tribunal em agosto.

“Sim, vossa excelência”, respondeu Pistorius, que ficou um curto período preso após o crime. Se for condenado, ele pegará uma pena mínima de 25 anos. Em sua defesa, o atleta alega que confundiu Reeva Steenkamp com um ladrão e por isso atirou em direção à porta de sua suíte, mas a acusação acredita que o atleta premeditou o crime.

Em fevereiro, Pistorius ganhou o direito de responder o crime em liberdade após a Justiça estabelecer o pagamento de uma fiança em 1 milhão de rands, cerca de R$ 222 mil hoje. Considerado um ícone do esporte, ele fez história ao se tornar o primeiro biamputado a disputar uma edição da Olimpíada, no ano passado. Correndo com protestes nas duas pernas, representou o seu país nas provas dos 400 metros e do revezamento 4×400 metros dos Jogos de Londres. E, em três participações em Jogos Paralímpicos, conquistou oito medalhas, sendo seis delas de ouro.

Voltar ao topo