Coritiba enfrenta um problema crônico em seu time

O Coritiba enfrenta um problema crônico em seu time, e não é de hoje: a lateral-esquerda. Do ano passado para cá, cinco jogadores foram utilizados pelo setor e não se firmaram – seja por lesão ou deficiência técnica. Diante da carência, o clube foi ao mercado e, apesar de não ter sido confirmado oficialmente pela diretoria, Diogo, ex-Guarani, já está integrado ao elenco e ontem treinou com o grupo principal. Outro nome que é aguardado para posição é o de Abner, atualmente com a Seleção Brasileira sub-20 que disputa o Torneio de Toulon.

Historicamente, o Coritiba tem tradição em revelar no próprio clube seus laterais-esquerdos. Recentemente, teve Adriano, Ricardinho e Lucas Mendes. Entretanto, desde a saída de Mendes para o Olympique, da França, no segundo semestre de 2012, nenhum outro jogador emplacou no setor. Já tiveram chances Eltinho e Denis Neves, atual titular, além de Henrique Ávila e os zagueiros Chico e Escudero, improvisados.

A expectativa é que Diogo supra a lacuna. Mas trata-se de uma incógnita. Apesar de ter sido titular do Guarani durante boa parte do Campeonato Paulista, o jogador foi dispensado pelo clube que acabou rebaixado à Série A-2 (segunda divisão paulista). Porém, segundo o vice-presidente Paulo Thomaz de Aquino, encontrar um camisa 6 tornou-se um problema de ordem global. “No caso das laterais, é uma carência mundial. O Diogo foi trazido em função dessa carência. O Coritiba tem sofrido muito com as lesões dos jogadores do setor. Nenhum desses jogadores conseguiu ter uma sequência. Esperamos que o Diogo faça um bom Campeonato Brasileiro, assim como o Abner, que depois do Torneio de Toulon será incorporado ao grupo”, afirma.

Se vingar no time titular, Diogo terá uma sombra de peso. Apesar dos poucos 17 anos, recém completados semana passada, é grande a expectativa pelo futebol do lateral-esquerdo Abner. A revelação da base é tido como uma joia do clube, e após defender a Seleção sub-20 deverá estrear no profissional. Durante recente entrevista coletiva, o técnico Marquinhos Santos disse, para justificar a utilização de jovens atletas da base, que “talento não tem idade”.

Pauto Thomaz de Aquino compactua da mesma opinião do treinador. “É consenso entre diretoria e comissão técnica que ele (Abner) terá oportunidades a partir de julho. O Abner tem personalidade para atuar com jogadores mais velhos”, finaliza o dirigente, esperando que Diogo cumpra um bom mandato-tampão até Abner se apresentar.