Jason Kidd anuncia aposentadoria após 19 anos na NBA

Um dos maiores armadores de todos os tempos, Jason Kidd anunciou nesta segunda-feira que está se aposentando das quadras da NBA. Depois de 19 temporadas na principal liga de basquete do mundo e passagens por Dallas Mavericks, Phoenix Suns, New Jersey Nets e New York Knicks, o veterano de 40 anos explicou que sua jornada como profissional “tinha que acabar”.

“Meu tempo como profissional no basquete foi uma jornada incrível, mas tinha que acabar depois de 19 anos”, declarou, em comunicado divulgado pelo New York Knicks, onde atuou na última temporada. “Quando lembro dos quatro times que representei na NBA, olho para trás com carinho para cada temporada, cada companheiro e treinador que esteve comigo em quadra.”

A qualidade de Jason Kidd e seu impacto na NBA podem ser medidos em números. O armador é o segundo jogador com mais assistências na história da liga, com 12.091, e também o segundo em número de roubos, com 2.684 – John Stockton lidera ambos os quesitos. Kidd ainda é o terceiro nome na história com mais “triple-doubles” – Magic Johnson é o primeiro – e o terceiro que mais acertou arremessos de três pontos – Ray Allen lidera.

Ao longo de seus 19 anos na NBA, Jason Kidd teve médias de 12,6 pontos, 8,7 assistências, 6,3 rebotes e 1,93 roubo por partida. Escolhido pelo Dallas Mavericks no Draft de 1994, o armador ainda passou pelo Phoenix Suns antes de chegar ao New Jersey Nets, em 2001, onde viveu a melhor fase da carreira. Ele liderou a equipe a duas finais consecutivas de campeonato, perdendo para o Los Angeles Lakers, em 2002, e para o San Antonio Spurs, em 2003.

Ele voltaria ao Dallas Mavericks em 2008 e seria um dos responsáveis por levar a franquia ao único título de sua história, também o único da carreira de Jason Kidd, em 2011. Valorizado, deixou o time texano em 2012 para se juntar ao New York Knicks, onde fez sua última temporada.

Jason Kidd foi escolhido o melhor calouro da temporada em 1995, prêmio que dividiu com Grant Hill, que também anunciou sua aposentadoria há dois dias. Mesmo com o pouco tempo em Nova York, o armador deixará saudade. “O valor de Jason para o Knicks e para a NBA não pode ser medido em estatísticas”, disse o diretor geral da franquia, Glen Grunwald.