Djokovic perde set, mas avança em Paris e encara Haas

Novak Djokovic superou nesta segunda-feira mais um difícil obstáculo em Roland Garros. Após despachar o búlgaro Grigor Dimitrov, seu algoz na estreia no Masters de Madri, ele perdeu seu primeiro set no saibro de Paris neste ano, mas derrotou de virada o alemão Philipp Kohlschreiber por 3 a 1, com parciais de 4/6, 6/3, 6/4 e 6/4.

A vitória garantiu o número 1 do mundo nas quartas de final do Grand Slam francês. Seu próximo adversário será outro tenista da Alemanha, o veterano Tommy Haas. Ele avançou ao superar o instável Mikhail Youzhny por 3 a 0, com parciais de 6/1, 6/1 e 6/3. O russo, conhecido por seus acessos de raiva, destruiu uma raquete no seu banco durante o jogo.

Aos 35 anos, Haas não somente avançou às quartas em Roland Garros pela primeira vez como também se tornou o mais velho a alcançar esta fase da competição desde 1971. Dentre os demais torneios de Grand Slam, o alemão se tornou o mais experiente a avançar às quartas desde Andre Agassi no US Open de 2005.

Depois da vitória tranquila de Haas, Djokovic teve trabalho para conter o volume de jogo de Kohlschreiber no início da partida. O alemão aproveitou sua única chance de quebra no set inicial e abriu vantagem no placar. O revés, no entanto, não assustou o tenista da Sérvia,

Djokovic voltou melhor no segundo set e faturou uma quebra logo no início da parcial. Kohlschreiber tentou reagir, mas desperdiçou as seis chances de quebra cedidas pelo número 1 do mundo. O roteiro se repetiu na terceira parcial. O serviu abriu vantagem com facilidade e o alemão não conseguiu converter suas oportunidades.

No quarto set, o duelo ficou mais franco e agressivo dos dois lados. Djokovic aproveitou os erros do rival (foram 48 em toda a partida, contra 42 do sérvio) para impor duas quebras em sequência. Kohlschreiber só conseguiu reagir quando o líder do ranking sacava para o jogo. Ele devolveu uma das quebras, mas, mesmo jogando de forma mais agressiva – 48 contra 38 bolas vencedoras do sérvio -, não pôde evitar a derrota.

Voltar ao topo