Batata bem assada

Torcida não poupa técnico após empate em SC

Três jogos do Campeonato Brasileiro foram suficientes para já gerar um clima de desconfiança entre a torcida do Atlético e o técnico Ricardo Drubscky. Sábado, em Joinville, o clima de total apoio e euforia durou pouco. As críticas ao time e, principalmente, ao treinador começaram ainda quando o placar estava 1 x 0 para o Furacão.

As oportunidades perdidas foram irritando a torcida, que saiu de vez do do sério aos 24 minutos, quando Douglas Coutinho entrou no lugar de Felipe. As vaias e o coro de “burro” direcionados ao técnico atleticano foram quase unânimes. Não pela entrada do atacante revelado pelo sub-23, mas sim pela saída do meio-campista.

Quando Drubscky trocou Éderson – autor dos dois gols do Rubro-Negro – por Marcelo, também teve que aguentar os xingamentos dos torcedores, principalmente daqueles que estavam logo atrás do banco de reservas. Mas a insatisfação tomou conta de metade da Arena Joinville quando o Flamengo empatou o confronto e perdeu uma chance de virar o placar. Ao apito final, as vaias direcionadas ao técnico se estenderam para todo o time, que ainda não venceu no Campeonato Brasileiro.

Nas três partidas até aqui, o time repetiu a fórmula: caiu de rendimento no segundo tempo, quando marcou apenas um gol e já sofreu quatro. Antes da paralisação da Copa das Confederações, o Atlético faz mais dois jogos, ambos fora de casa, contra Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, e Vitória, no Barradão, respectivamente. Duas derrotas podem colocar a equipe na zona de rebaixamento, aumentando ainda mais a pressão e a cobrança da torcida.

Vale lembrar que, até aqui, o time principal do Furacão entrou em campo apenas seis vezes de forma oficial – três jogos pela Copa do Brasil e três pelo Brasileirão -, com três vitórias, dois empates e uma derrota. O aproveitamento de 61,1% até poderia ser considerado positivo, se os triunfos não tivessem sido apenas diante de clubes fora da Série A – Brasil de Pelotas e América-RN. Além disso, a defesa tem se mostrado um dos pontos fracos. Já foi vazada sete vezes em 2013, não levando gols apenas na partida contra o Brasil-RS.